Total de visualizações de página

sábado, 12 de junho de 2021

PARA MELHOR E NÃO PARA PIOR

Anatote Lopes da Silva

“17 Nisto, porém, que vos prescrevo, não vos louvo, porquanto vos ajuntais não para melhor, e sim para pior. ”
I Coríntios 11.17


Paulo sobe o tom na epístola e diz que, quanto ao modo que participavam da Ceia do Senhor, ele não tinha elogios a fazer; porque não estavam se tornando pessoas melhores; isto é inadmissível (1Co 11.17). Paulo fala a verdade para eles, porque, se dissermos que amamos alguém, mas não falamos a verdade para essa pessoa, nosso amor é fingido.

Quando a palavra vem do bico doce, sempre com suaves lisonjas e nunca com graves exortações, o engano do pecado vai endurecendo os corações. O que somente palavras de exortação pode evitar: “exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado” (Hb 3.13).

A verdade deve ser dita em amor. Quem diz que ama e não fala a verdade não ama de verdade. Se alguém que amamos tomar o rumo errado, devemos ter compaixão por essa pessoa, e tentar tirá-la do caminho mau. Conhece alguém que está na dúvida quanto ao caminho que vai seguir? “E compadecei-vos de alguns que estão na dúvida; salvai-os, arrebatando-os do fogo” (Jd 22,23).

A realidade celebrada na comunhão da igreja é um resultado da exortação bíblica e em amor. Princípios bíblicos são aplicados a vida, de tal maneira que, vivemos na comunidade cristã um verdadeiro e genuíno amor cristão. “Mas seguindo a verdade em amor cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo” (Ef 4.15).