Total de visualizações de página

sábado, 15 de abril de 2023

GRANDE E PROFUNDO DEMAIS PARA SER COMPREENDIDO

“Quão grandes, Senhor, são as tuas obras!
Os teus pensamentos, que profundos!” Salmos 92.5

Anatote Lopes

A humanidade enfrenta seus limites e supera grandes obstá-culos. Alcançou o topo de montanhas outrora inescaláveis e profundezas antes inalcan-çáveis. A despeito de ainda não conhecer toda face da terra como as densas florestas inexploradas e as profundezas insondáveis do oceano. A humanidade se dispôs, a investigar, ainda que de longe, a imensidão do universo. 

Quando o tempo de utilização do Telescópio Espacial Hubble, o mais potente já construído, era muito disputado, o Dr. Robert Willian usou seu tempo para fazer uma foto do nada. Surpreendentemente, a imagem ao lado foi por muito tempo considerada a foto mais importante da história da humanidade; a mais profunda captação de imagem do Universo. Com foco no imenso vazio escuro na direção da constelação Ursa Maior revelou mais de 3 mil galáxias. Após a modernização do Hubble em 2004 foi obtida outra imagem, ainda mais profunda, na direção da constelação Órion, a qual revelou mais de 10 mil galáxias, distantes 13 bilhões de anos luz da terra. Algumas menores, outras maiores do que a nossa.

Muita gente se põe a imaginar se existe alguém lá em cima também observando a gente de longe com tecnologia mais avançada, em um mundo com formas de vida mais evoluídas. O que podemos dizer sobre isso? “Quão grandes, Senhor, são as tuas obras!” As obras e os pensamentos de Deus estão além da nossa compreensão. Como diz a Escritura: “Os teus pensamentos, que profundos!” O belíssimo pôr do sol sobre os rios, planícies e montes; cada paisagem que nos encanta, não é diferente da imensidão celeste. Quando olhamos a lua cantada em canções e mencionada em poesias, nossa alma sabe muito bem que, tem mais do que estrelas lá no céu...

Alguém nos olha lá de cima e se importa conosco. Isso é motivo para gratidão, de dia e de noite. Porque tudo que há nas mais altas montanhas e profundezas da terra e do mar, e, na imensidão do espaço sideral são obras das mãos de Deus. “O inepto não compreende, e o estulto não percebe isto” (Sl 92.6)”. Fica intrigado que, em algum lugar em outro mundo na imensidão do Universo exista vida inteligente; mas, despreza a vida ao seu lado. Às vezes penso que falta vida inteligente aqui na Terra! Quando o ser humano nega que existe o Deus Altíssimo a olhar para nós cá em baixo. Quando tanta gente sem juízo se volta contra seus irmãos e contra o Senhor do Universo: Jesus Cristo, o Rei da Terra e dos céus... Se você não crer, não muda nada; porque, Deus continua sendo o mesmo. Tudo que há na terra e no céu pertence a Deus. Ele é o Senhor de todo Universo. E, se tiver mais algum além desse, que venham a descobrir ou que venha a existir, o Senhor nos dirá: “Vê, isto é, Meu”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário