Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de abril de 2023

COMO PRODUZIR EM TEMPO DE ESCASSEZ


“O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano.” Salmo 92.12



 
Anatote Lopes

Uma grande parte da população, talvez a maioria está insatisfeita com o governo; os pessimistas dizem que as coisas ainda vão piorar. Muita gente espera ajuda do governo, mas, a ajuda não vem. Não é por isso que, a gente deve acreditar que está tudo acabado. Seria melhor se o governo fizesse sua parte e não atrapalhasse, não se intrometesse, não aumentasse impostos, não criminalizasse quem produz: o extrativismo, a indústria, a agricultura e a agropecuária, e, não se intrometesse na vida privada do cidadão; na sua família e na sua religião.

Depois de abolida a escravidão pela Princesa Isabel, a elite aristocrática escravista deu um golpe de estado no Império do Brasil e fundou a República; inchou o Estado, aumentou impostos, cresceu a corrupção e a exploração dos libertos. Hoje, empresários, investidores e trabalhadores, na cidade e no campo, sustentam cerca de 12 milhões de funcionários públicos em função da arrecadação, da fiscalização e da gestão dos impostos, etc.; produzindo oneração, burocracia e embaraço ao setor produtivo, e, não conseguem garantir a segurança da população e segurança jurídica para quem produz. 

A solução continua sendo trabalhar independentemente de quem está no governo; e, orar pelo crescimento do país com disposição renovada, fé em Deus e esperança, por um futuro melhor de florescimento e crescimento! A confiança em Deus do justo é promissora e suscita esperança, pois Deus é fiel e poderoso para garantir. Os justos não dependem de condições confortáveis ou circunstâncias favoráveis; florescem em todos os lugares como palmeira no vale, na seca ou no deserto. Crescem como cedro nas montanhas, onde os dias são de calor escaldante e as noites de frio cortante.

O significado dessas duas árvores é grandioso; aplica-se à vida espiritual. O justo pode produzir em tempo de escassez; florescer como a palmeira e crescer como o cedro no Líbano. Essas duas árvores permanecem verdes sob todas as circunstâncias. O salmista afirma: Assim são os justos: “plantados na Casa do Senhor,” (Sl 92.13a). Não se espera que deixem de congregar, pois “florescerão nos átrios do nosso Deus” (Sl 92.13b). Como uma planta, se não for cortada receberá a seiva (os Sacramentos, o Dia do Senhor, a Pregação da Palavra, etc.;) que garante o seu verdor. As expectativas dos servos de Deus, mesmo em idade mais avançada é de não se cansarem ou aposentarem do culto e do serviço cristão; então, “na velhice darão ainda frutos” (Sl 92.14a). A bênção prometida aqui é que, “serão cheios de seiva e de verdor” (Sl 92.14b). Cheios da seiva da vida abundante de Cristo: “Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15.5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário