Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

OS CINCO PONTOS DO CALVINISMO... SIMPLES ASSIM?




Há muito ainda para você aprofundar o seu conhecimento destes pontos estabelecidos pelo Sínodo de Dort contra os erros arminianos. Mas, uma apresentação simples e resumida da verdade fica bem para o momento.

1 - Depravação Total: o homem sem Deus está absolutamente morto nos seus pecados, escravizado pelo diabo, totalmente incapaz de querer entrar pelo caminho da salvação; passa a depender exclusivamente da vontade de Deus e de sua obra para receber a vida espiritual; e, somente quando isso acontecer ele poderá crer em Cristo (Efésios 2.1-10; João 6.44).

2 - Eleição incondicional: a salvação é obra de Deus e não do homem, a eterna eleição não é baseada no mérito do homem morto no pecado, mas na livre vontade do Criador (Tito 3.5; Romanos 9.11).

3 - Expiação Limitada: Cristo morreu efetivamente para salvar determinadas pessoas que são eleitas, as quais desde toda eternidade foram destinadas pelo Pai a Ele (João 17.9; João 10.27-29; Isaías 53.12). Somente àqueles por quem Jesus morreu recebem os benefícios da Sua morte (João 10.26-29; 2 Timóteo 2.10).

4 - Graça Irresistível: A graça de Deus nunca falha. Os chamados pela graça são eficazmente chamados, e, Deus chama para a salvação aqueles que ele mesmo predestinou (Romanos 8.30), os quais são por ele justificados, e também serão glorificados, e nada frustrará a sua graça irresistível (Gálatas 1.15).

5 - Perseverança dos Santos: a salvação é uma obra do Senhor que persevera em seus propósitos; àqueles que são verdadeiramente salvos são perseverantes também pela obra da graça de Deus neles operando, à parte dos merecimentos do homem, pois, Deus promete completar a sua obra começada; por isso todos os eleitos permanecerão salvos para sempre (Filipenses 1.6; Jó 42.2).

O Evangelho da graça de Deus é muito bom, quer entendamos ou não, quer concordemos ou não; a verdade é sempre mais difícil de aceitar e de entender do que a mentira, por isso é desafiador, com toda a avidez e a submissão às Escrituras dos irmãos de Beréia fazermos o exame destes pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário