Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

A IGREJA NO CAMINHO CERTO

(Colossenses 3.8)

Por Anatote Lopes

Não se deixem enganar por “filosofias e vãs sutilezas”. Paulo não faz nesta exortação uma proibição ao estudo da filosofia em geral, mas recomenda não adotarmos filosofias mundanas “segundo a tradição dos homens”.

Em vez de buscar do mundo, como cantou Cazuza: “Ideologia! Eu quero uma pra viver”, o cristão deve buscar o conhecimento da verdadeira sabedoria de Deus.

Muitos cristãos são negligentes com o estudo da Bíblia e cativos das filosofias do mundo. Portanto, eles devem ter consciência de que tais “filosofias” induzem ao erro.

Algumas dessas filosofias são declaradamente anticristãs, perseguiram e ameaçaram destruir a igreja no passado, mas agora estão mais perigosas porque ganharam expoentes que se dizem cristãos.

Quando as filosofias anticristãs não atacam a consciência dos cristãos e os tiram da igreja, elas se infiltram nas igrejas e nos movimentos que não tem solidez doutrinária.

Essa situação ainda é pior do que os ataques dos que são declaradamente anticristãos, porque eles não negam a verdadeira sabedoria, mas permitem às filosofias mundanas tomarem o lugar dela e minarem a vitalidade espiritual da igreja.

Uma vez que as filosofias mundanas enfraqueceram a autoridade da Bíblia, tais igrejas e grupos deixaram de anunciar o verdadeiro evangelho e de viver de forma diferente do mundo.

Os que se reputaram por sábios à custa de suprimir as Escrituras deram lugar às tolices da secularização ou mundanização. Consequentemente, passaram a crer em um deus falso ou em deuses falsos, a praticar as mesmas abominações e a sofrer as consequências do abandono da Palavra de Deus com aqueles que nunca a receberam.

Paulo nos exorta a não adotarmos uma filosofia mundana cobiçando os aplausos do mundo, pois receberemos a reprovação de Jesus Cristo.

Roguemos a Deus para que sejamos dotados da sabedoria “segundo Cristo”, para não vivermos segundo o mundo. Caminhemos fieis à voz inconfundível de Deus falando pela Bíblia para vivermos segundo Jesus Cristo.