Total de visualizações de página

sábado, 12 de dezembro de 2015

RESPLANDEÇA ESTA LUZ! – LEIA: JOÃO 5.30-47.


Por Anatote Lopes

Uma estrela apareceu no céu e iluminou o caminho daqueles magos para o encontro com o nosso Senhor. (Mateus 2.2).

Jesus Cristo é apresentado por João como a luz do mundo. Ele é a Palavra encarnada (João 1.14).

Curiosamente, a Bíblia ensina que, “a fé vem pelo ouvir” e não pelo experimentar, viver, ver ou ler, por isso algumas versões traduzem para “a fé vem pela pregação” (Romanos 10.17).

A pregação esparge luz! A luz da Palavra de Deus.

Quem dá ouvidos à pregação recebe luz para a salvação.

Crer na pregação do evangelho é crer em Deus e nas Escrituras, pois pregamos a Cristo, Emanuel, Deus conosco; “pois toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e orientar a maneira certa de viver” (2 Timóteo 3.16).

O pregador não procura agradar a homens, nem a si mesmo, mas busca ser fiel à Palavra de Deus. Assim ele obedece a Deus (30).

Neste texto Jesus nos ensina que, se você é bom, capaz e justo, deixe que outros digam (32), pois quando o testemunho sobre nós vem de nós mesmos, ele se torna duvidoso. Por isso João e o Pai vieram dar testemunho Dele (31-32).

O profeta é uma luz quando dá testemunho de Cristo. O seu testemunho é verdadeiro e Ele é como uma lâmpada que arde e ilumina, incomodando as trevas e dissipando a escuridão.

No primeiro momento se alegraram com a luz de Sua Palavra e depois se aborreceram dela.

A mesma experiência de João e de Cristo se repete. Com frequência o carisma dos pregadores é atrativo, mas o conteúdo da verdadeira profecia provoca fúria na mesma medida.

Se à Cristo assim fizeram, sendo o seu testemunho maior do que o nosso, não deveríamos esperar que nos aceitassem, pois Cristo é maior do que João, nós somos muito menores, no entanto, não é a nós que rejeitam, mas a Cristo (33-36).

O Pai dá testemunho do Filho. O desprezo pela Palavra de Deus desdenha o Pai e não Moisés e os profetas, Cristo e os apóstolos, e a todos os que pregam fielmente o Evangelho.

Examinais a Escritura! Exorta-nos o Senhor (41-42). Ela é o testemunho de Cristo e fonte de vida.

A glória do homem se apagará, porque não é luz verdadeira, e, quem busca a glória do homem perecerá. Quando as pessoas buscam a gloria deste mundo, de si mesmo ou de outros seres humanos, sinalizam que não tem o amor de Deus em seus corações, porque o que buscam é a glória dos homens (44).

Lembrem-se de que, rejeitaram a Cristo e também nos rejeitarão, porque o que buscam é a própria glória. Desde a antiguidade se buscavam falsos profetas,bajuladores e desprezavam a verdadeira Palavra de Deus, porque ela acusa e incomoda a consciência dos homens.

Sempre que a Palavra aborrecer o ouvinte nos rejeitará, assim como fizeram com João e com Jesus Cristo (45). Mas, felizmente, os filhos da luz receberão a luz, e, serão iluminados.

Aqueles que acolherem a Palavra se alegrarão com as promessas e aguardarão o Senhor com perseverança (46-47).

A leitura da Bíblia e a pregação fiel, com a ajuda do Espírito Santo nos revelam quem é o Cristo, o Caminho, a Verdade e a Vida.

Valorize os momentos de leitura e meditação na Palavra de Deus, individuais e coletivos, nos lares e nos templos, nos estudos bíblicos e na escola dominical; valorize os sermões que sejam verdadeira exposição bíblica.

Apeguem-se a Palavra de Deus, que é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário