Total de visualizações de página

sábado, 20 de maio de 2023

NENHUM DOS DEZ MANDAMENTO FOI REVOGADO


 “É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.” João 9.4


Anatote Lopes

 

Devemos tomar cuidado para não cair no erro de supor que, Jesus tirou a obrigatoriedade de obedecer ao quarto mandamento. Este é um grande erro, da raiz de um grande mal; da relativização de toda Palavra de Deus. O sábado é um princípio moral e litúrgico, absoluto e perpétuo. Nenhum dos dez mandamentos foi revogado e nenhum deles pode ser posto de lado. Deus quer que seja mantido sagrado, enquanto o mundo existir; o sábado é um dia em sete para fazer a obra de Deus e não as nossas.

Nosso Senhor nunca disse que o sábado seria um dia de indolência, ociosidade e absenteísmo ou mesmo de prazer, negócios, viagens. Discutir como vamos guardar o mandamento, ainda é tolerável, mas, justificar a quebra do mandamento é inadmissível. Cristo fez obras de misericórdia, ministrou aos enfermos e socorreu os aflitos no sábado; e, foi acusado, injustamente, de quebrar o mandamento. Passar o dia em visitas, banquetes e autoindulgência é algo muito diferente do que Cristo fez, e de fazer a obra de Deus. Quem assim procede não pode dizer que está seguindo a Jesus, quem disse que, “É lícito, no sábado, fazer o bem” (Lc 6.9), e, “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (Jo 5.17).

Quem dera, todos pudéssemos abandonar todas as coisas, com as quais não glorificamos a Deus, todos os dias, ou, as obras com as quais não podemos oferecer culto a Deus! Mas, deixar de congregar-nos (Hb 10.25) e fazer nossas próprias obras, segundo nosso próprio interesse, é flagrante rebelião contra o Senhor do Sábado (Mt 12.8).

Não seria inútil listar todas as referências ao quarto mandamento; mas não temos espaço. “Lembra-te” (Êx 20.8)! A desobediência, por ignorância ou rebelião, ainda persiste, mesmo nas igrejas que observam a Palavra de Deus interpretada pelos padrões de Westminster. Mas, mesmo nessas igrejas consiste em um grande pecado e ofensa a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário