Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Pastoral para o 3º Domingo do Advento.

Resplandeça esta luz! – Leia: João 5.30-47.


Quem prega esparge luz!
Quem acolhe a pregação em seu coração recebe luz para a salvação.
Crer na nossa pregação é crer em Deus e nas Escrituras, pois pregamos a Cristo, Emanuel, Deus conosco e a toda Escritura “pois toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver” (2 Timóteo 3.16)!
O profeta não procura agradar a homens, nem a si mesmo, mas procura ser fiel a Palavra de Deus a ele confiada. Obedece a Deus (30). 
Neste texto Jesus nos ensina que se você é bom, capacitado e justo, deixe que outros digam (32), pois quando o testemunho sobre nós vem de nós mesmos é duvidoso, por isso João vem dar testemunho dele, e o Pai dá testemunho dele também (31-32).
O profeta é luz quando o seu testemunho é verdadeiro e de Cristo. Ele é como uma lâmpada que arde e ilumina, incomodando as trevas e dissipando a escuridão. No primeiro momento se regozijaram da luz de sua Palavra e depois se aborreceram dela. A mesma experiência de João e de Cristo se repete antes e depois dele. Com freqüência o carisma dos profetas é atrativo, mas o conteúdo da profecia provoca fúria na mesma medida. Se a Cristo assim fizeram, sendo o seu testemunho maior do que o nosso, não devemos esperar que nos aceitasse, Cristo é maior do que João, nós somos menores ainda, mas, não é a nós que rejeitam, mas a Cristo (33-36).
Como temos nós matado os profetas nos nossos dias?
Desprezando a luz dos Profetas: a Palavra de Deus, odiando e invejando os dons da graça de Deus que não podem ser adquiridos pelo dinheiro, nem conquistados com bajulação.
O Pai dá testemunho do Filho. O desprezo pela Palavra de Deus é desprezo pelo Pai e não por Moisés e os profetas, Cristo e os apóstolos, e por todos os que pregam fielmente o Evangelho.
Examinais a Escritura! Exorta-nos o Senhor  (41-42). Ela é o testemunho de Cristo e fonte de vida.
A glória do homem se apagará, não é luz verdadeira, e, quem busca a glória do homem perecerá. Quando as pessoas buscam a gloria deste mundo, de si mesmo e de outros seres humanos, sinalizam que não tem o amor de Deus em seus corações, porque buscam é a glória dos homens (44).
Lembrem-se, rejeitaram a Cristo e também nos rejeitarão porque o que buscam é a própria glória. Desde a antiguidade se buscavam falsos profetas bajuladores e se desprezavam a verdadeira profecia, pois a Palavra de Deus acusa e incomoda a consciência dos homens, não crendo na Palavra rejeitarão os profetas como fizeram com João e com Jesus Cristo (45).
Mas, felizmente, os filhos da luz receberão a luz, e, serão iluminados.
Os que acolherem a Palavra se regozijarão com as promessas e aguardarão o Senhor com alegria e fé (46-47).
A leitura da Bíblia e a pregação fiél, com a ajuda do Espírito Santo nos revelam quem é Cristo, o Caminho, a Verdade e a Vida. Valorize os momentos de leitura e meditação na Palavra de Deus, individuais e coletivos, nos lares e no templo, nos estudos bíblicos, a escola dominical e os sermões dominicais. Apegue-se a Palavra de Deus, que é lâmpada para nos nossos pés e luz para os nossos caminhos.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário