Total de visualizações de página

sábado, 7 de abril de 2012

POST TENEBRAS LUX


Por Anatote Lopes


Hoje é dia de celebrar a vitória. É dia de comemorar a PÁSCOA! Jesus Cristo ressuscitou e está vivo.
Nós cristãos protestantes cremos que, no Cristo crucificado Deus substituiu cada um de nós, levou sobre si os nossos pecados, morrendo em nosso lugar sem merecer, sofrendo a morte que merecíamos.
A redenção existe onde há o reconhecimento da culpa, mas a restauração foi feita como um favor imerecido por nós para por meio de Jesus Cristo nós recebermos a adoção de filhos na família de Deus.
Crer na salvação pela “Graça somente” SOLA GRATIA é uma marca distintiva e emblemática das igrejas reformadas. A história da nossa redenção começa com o anuncio do nascimento de Jesus Cristo, seguido de sua encarnação ou nascimento, por isso os cristãos reformados também comemoram o NATAL.
Alguns evangélicos tem pavor de cruz, rejeitam as festas cristãs por desprezo pela tradição e ignorância bíblica e histórica; a cruz é o marco especial e simbólico da nossa redenção, pois sem cruz não teríamos redenção e sem a cruz não teríamos a vida eterna com Deus. Como está escrito: “mas Deus prova seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5.8).
Só pela morte do Filho de Deus nossos pecados receberiam o perdão, e, Ele tão somente por amor satisfez plenamente por nós essa necessidade; Deus o Pai é amor em si mesmo, Ele doa o seu próprio filho em amor e graça. Este amor não pode ser medido porque é um amor demonstrado por inimigos e por uma humanidade pecaminosa através de uma cruz, onde o nosso Salvador padece e morre, trazendo-nos redenção por meio da morte de Cruz.
Celebramos a Páscoa porque cremos na mensagem de amor e paz, confirmada na Páscoa. Nela somos animados a olhar para frente com esperança e diante da dificuldade encontrar coragem e disposição. A páscoa vem como luz para um mundo em trevas, violência e morte. A luz de Cristo brilha no meio da escuridão do túmulo vazio. Assim como a luz de Cristo iluminou aquela sepultura ela também pode iluminar as trevas do nosso coração dissipando a escuridão da desesperança, incredulidade, ausência de amor e perdão.
Como nosso Senhor Jesus Cristo nós às vezes passamos por uma escuridão sepulcral, por um túmulo escuro, mas o Pai celeste que resgatou o seu Filho desta realidade e derrotou o poder das trevas, agindo assim por Ele, alcançou cada um de nós com a sua luz. Por isso podemos glorificar e louvar o seu santo nome, como nesta máxima em latim: POST TENEBRAS LUX, utilizada por Calvino, ou seja, DEPOIS DAS TREVAS A LUZ.
Quando passamos por escuridão, o Pai ilumina a nossa vida com a luz do ressuscitado, Ele está conosco para abrir os nossos olhos. Por isso não precisamos mais andar nas trevas. A ressurreição lança uma nova luz sobre nós renovando a nossa vida. Iluminados pela Luz de um Cristo Vivo, confiantes em nosso Deus, livres para voltar a nossa atenção as pessoas que estão ao nosso redor nos comprometemos a ajudar a iluminar o caminho dos outros.