Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de julho de 2013

NÃO VÁ ESQUECER HEIM?



O melhor remédio para o esquecimento é a gratidão. Nada é mais prejudicial a uma amizade do que a ingratidão. Esquecemo-nos dos nossos votos de fé, serviço, vida comunitária e adoração, porque somos ingratos para com Deus. Mas, também, é possível viver dentro da igreja esta ingratidão e abandono sinalizada por uma religiosidade falsa ou no mínimo fria; é quando honramos ao Senhor com os nossos lábios, mas não é Cristo que habita em nossos corações. (Marcos 7.6).

Tendo Jesus Cristo nos amado e sofrido por nós, entregado a sua própria vida na cruz, muitos de nós não perseverarão diante da menor dificuldade, não perdoarão, às vezes, os menores erros dos nossos irmãos. Por isso, somos não apenas ingratos, mas, covardes, odiosos e rancorosos, desprovidos do Espírito Santo, e, certamente, não adoramos a Deus de fato, por tudo que Ele fez por nós. Pois, quando os nossos corações não liberam perdão, abandonamos os nossos irmãos e não honramos os nossos votos, o que acontece é que, mesmo, mantendo uma agenda regular de exercícios religiosos e de costumes nos esquecemos de Deus e passamos a viver como se Ele não existisse. (Mateus 6.14, 15).

Contudo, tão somente pela ingratidão, que abandonamos a casa de Deus. Pois, se de fato, Deus fez grandes coisas nas nossas vidas e nós somos eternamente gratos ao nosso Senhor pelo poder do Espírito Santo, jamais o esqueceremos. O remédio para o esquecimento de Deus é a gratidão; porém, nada a parte do Seu Espírito; pois não nos esqueçamos de Deus, quando habita em nossos corações de fato, somos gratos a Ele por tudo mais que existe. É incrível que as pessoas que se declaram cristãs esqueçam de Deus, de que ele é o Criador; esqueçam do que Jesus fez por elas na cruz, de seus mandamentos, da Palavra de Deus, da comunidade de fé, da comunhão que ele ordenou e do amor de Deus, derramado em nossos corações pelo Espírito. (Romanos 5.5).

No caso dos israelitas, acontecia, frequentemente; o que é um péssimo exemplo para nós. Serve-nos de advertência: quando gozavam saúde e prosperidade se esqueciam de Deus; mas, na adversidade, clamavam por socorro. Esqueciam-se tanto de Deus, a ponto de abandonarem o culto a Deus e se voltarem a outros deuses. O mesmo acontece hoje, quando trocamos a ocasião de ajuntamento para adoração, o culto solene, por quaisquer distrações, com pessoas, divertimentos e festas.

Deus traz a lembrança de Israel, e, à nossa lembrança também nos traz, que ele é o Senhor, o nosso Deus, único Salvador, o qual livra o seu povo da escravidão do Egito; isto é, do mundo; para, servi-lo e adorá-lo, e, da mesma forma que, Deus supriu aos israelitas no deserto, saciará a nossa alma sedenta (Oseias 13.4, 5). A alma que busca nos prazeres mundanos tal alívio, o qual deveria receber do Senhor, às vezes, esquecendo-se do seu Salvador, está doente espiritualmente, tomara que não esteja ainda morta, pois não existe nada pior para a alma humana do que se esquecer de Deus (apostasia).

Conta-se que numa igreja o pastor adoeceu, com o mal de Alzheimer. Ele não reconhecia mais ninguém. Sua esposa com quem viveu 45 anos, aproximou-se de seu leito e perguntou: “Querido, sou eu, sua esposa! Você lembra-se de mim?” Ele se esforçou para lembrar, mas respondeu sinceramente que já não se lembrava. Ela perguntou então: “E de Jesus você lembra?” Mas, ele que, já não esboçava nenhuma emoção, de repente ficou muito emocionado e com um sorriso disse: “Ah! De Jesus, sim! Meu Salvador! Meu Senhor! Desse eu me lembro!” Aquela família ficou consolada, apesar do drama que vivia, pois foi reconfortante saber que Jesus continuava vivo na mente e no coração de uma pessoa doente.


Anatote Lopes, IPB, 2013

Um comentário:

  1. A Paz amado, quanto esclarecimento numa só postagem, o que mais dizer diante de tão preciosas palavras.
    Creio sinceramente que nasci para adorar a Deus e O glorifico por ter enviado o Seu Filho Jesus, para morrer a minha morte e me conceder a vida eterna.
    Que privilégio é poder estar na presença dAquele que é a nossa própria vida.

    Parabéns pelo blog e pelas mensagens publicadas.

    A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog deixo aqui o convite, acesse o link abaixo:

    Fruto do Espírito

    Minha Fan Page

    P.S. Convido a conhecer o blog do irmão J.C.de Araújo Jorge.
    Mensagens atuais, algumas polêmicas, porém abençoadoras...
    Acesse e confira:
    Discípulo de Cristo

    Em Cristo,
    ***Lucy***

    ResponderExcluir