Total de visualizações de página
terça-feira, 30 de outubro de 2012
terça-feira, 11 de setembro de 2012
sábado, 1 de setembro de 2012
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
CUIDADO!
CUIDADO! A QUEM VOCÊ OUVE?
A QUEM VOCÊ SEGUE?
Certa vez, quando Jesus ensinava na sinagoga
em Cafarnaum sobre os mistérios do seu corpo e sangue que são a verdadeira
comida e verdadeira bebida e quem delas não participar não terão a vida eterna,
muitos de seus seguidores escandalizados disseram: “Duro é para nós este
discurso” e em seguida o abandonaram.
Jesus, aos demais discípulos perguntou: “E
vós, não quereis também ir com eles?”
Pedro, então, olhando ao redor e notando a
timidez de seus colegas, falou em nome de todos dizendo: “Para quem iremos? Tu
tens as palavras de vida eternal;” (João 6.68).
Josué disse aos hebreus: “Escolhei, hoje, a
quem sirvais.” (Josué 24.14), segundo o texto, se aos ídolos ou ao Deus
Verdadeiro. Continuar-se-iam com Josué no caminho do Senhor: “Eu e minha casa
serviremos ao Senhor.” (Josué 24.15). Do mesmo modo Jesus perguntou aos seus
discípulos: “Vocês também não querem ir com eles? E a resposta de Pedro foi:
“Para quem iremos nós, Senhor, senão para ti?” Em outras palavras: Ficaremos
contigo pois “Tu és o Santo de Deus.”(João 6:69).
A
quem sigais? A quem servis? Pensem nisso antes de ouvirem qualquer palavra e
seguirem projetos estranhos ao Reino de Deus.
sábado, 25 de agosto de 2012
Blog da Igreja Presbiteriana de Dracena: Autêntica, Reformada, Moderna e Transformadora.
Blog da Igreja Presbiteriana de Dracena: Autêntica, Reformada, Moderna e Transformadora.: O Conselho aprovou o projeto: “Autentica, Reformada, Moderna e Transformadora” , o qual empreende a construção de uma nova mentalidade e...
sábado, 18 de agosto de 2012
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
O MINISTÉRIO DO APERFEIÇOAMENTO
Efésios 4.11-16
O sujeito
ou agente do aperfeiçoamento é o próprio Deus, mas como ele realiza esta obra
da graça de Deus em Cristo?
O texto em Efésios 4.11 nos diz que “Ele mesmo concedeu”... apóstolos, evangelistas, profetas e pastores-mestres... “Com vistas ao aperfeiçoamento” (v. 12). É através do ministério que os santos são aperfeiçoados. Paulo faz referência a dois tipos de ministérios. São eles:
1) Os
Ministérios Ordinários (regulares). São àqueles ministérios na liderança da
igreja. Foi pensando em equipar os crentes para realizarem o trabalho, que Deus
escolheu e deu pastores à igreja (v. 11 e 12). A expressão “pastores e mestres”
pode ser traduzida por “pastores-mestres”, ou “pastores ensinadores”.
2) Os
Ministérios extraordinários. São aqueles que tiveram o seu tempo, seu lugar e
seu propósito específico. Entre estes últimos verificamos os apóstolos, que
tiveram a missão de lançar os fundamentos da Igreja.
Cabe ao pastor a
sublime e difícil tarefa de aperfeiçoar os santos, guiá-los à maturidade
espiritual, traçar a planta dada por Deus e equipar os crentes para o trabalho
de construção do edifício.
Os deveres do pastor
são: prover o rebanho de alimento espiritual e procurar protegê-los de perigos
espirituais. Nosso Senhor utilizou esta palavra em João 10.11, 14 para
descrever sua própria obra, sendo sempre ele mesmo, o sumo Pastor (Hb 13.20; 1
Pe 2.25; 5.4), sob quem os homens são chamados a pastorear “o rebanho de Deus”
(1 Pe 5.2; Jo 21.15; At 20.28). Portanto o propósito imediato de Cristo em dar
pastores à sua igreja é, através do ministério da palavra exercido por eles,
equipar todo o seu povo para os ministérios variados.
As ovelhas geram
outras ovelhas; precisam de saúde para dar o primeiro leitinho aos seus
cordeirinhos. Esse é o processo natural, e também o principio da multiplicação.
Foi o próprio Cristo quem chamou a Pedro, e deu-lhe a missão: “apascenta as
minhas ovelhas”. Os santos são aperfeiçoados por aqueles que foram chamados,
constituídos, habilitados e dados por Cristo à sua igreja: os seus pastores.
Nenhum homem,
portanto, deveria colocar-se nesta missão, a menos que esteja certo desta graça
especifica de Deus em sua vida, pois conhecimento, tempo de igreja e idade não
substitui a chamada divina que um servo de Deus recebe ou o equipamento divino
dado aos seus ministros. O Novo Testamento nunca contempla situação em que a
igreja comissiona e autoriza pessoas a exercer o ministério para o qual lhes
falta tanto a chamada divina quanto o equipamento divino.
A carne o mundo e o
diabo, com todas as suas pressões, tudo farão para tirar os pastores deste
ministério, ou fazê-los negligenciar a primazia e seriedade do mesmo, os
embaraçando com as coisa deste mundo, ou fazendo-os se envolver em múltiplas
atividades menos importantes, ou que talvez outros na igreja poderiam realizar
bem, e quem sabe, até melhor. Lamentavelmente, muitas das atividades impostas
aos pastores em determinadas igrejas talvez tenham como propósito entreter,
prender o interesse e quem sabe ocupar o ministro em atividades que não tem
nada haver com o ministério pastoral.
É o pastor enviado
por Deus para fazer a obra que Deus o capacitou e ordenou e outro não a fará.
Os apóstolos nos ensinaram isto quando elegeram “os sete”. (Atos 6.1-7). E
nós também deveremos chegar à mesma conclusão que eles: “não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus” para servir
em outras mesas.
A figura pastoral
visa o aperfeiçoamento e esta tarefa é antipatizada muitas vezes, mas este
ministério não deverá cessar, e nem chegará ao fim antes que Cristo volte e
haja a consumação de todas as coisas. Será, então, que os pastores “devolverão”
as ovelhas ao legítimo pastor. E será somente então que o imperfeito terá sido
revestido da completa e total perfeição!
Por Anatote Lopes. Adaptado do 3°
ponto do artigo de Gilson Carlos de Souza Santos. “O Aperfeiçoamento dos
Santos” para a revista Fé para Hoje
segunda-feira, 13 de agosto de 2012
APRENDENDO COM OS INSETOS
Das minhas reflexões fortuitas sobre algumas demandas que nos distraem e perturbam, embaraçando-nos e nos impedindo de avançar para o nosso alvo. Veio-me a figura simbólica deste impressionante inseto que anda de marcha ré, olhando para traz e carregando a sua matéria prima: esterco, no popular "bosta", o quanto isso é importante para ele! Ele briga por isso, ocupa-se disso, leva e traz isso, perde o sono por causa disso, mas, isso não nos interessa. Tiremos lição disso. Divirta-se com o banner e com o vídeo.
sábado, 11 de agosto de 2012
Bastidores da Notícia Dracena: IGREJA PRESBITERIANA DESENVOLVE AÇÃO NA PRAÇA
Bastidores da Notícia Dracena: IGREJA PRESBITERIANA DESENVOLVE AÇÃO NA PRAÇA: Integrantes da Igreja Presbiteriana do Brasil, em Dracena, estiveram neste sábado pela manhã na Praça Arthur Pagnozzi. Foram distribuídas g...
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
NA HORA DE ESCOLHER O SEU PRÓPRIO CAMINHO
Muitas das
nossas decisões não nos permitem ter certeza dos seus resultados. Passamos por
encruzilhadas varias vezes e nos são propostas algumas alternativas, mas, uma
só é ética e a honestidade nos obriga a correr riscos sem abrir mão de fazer o
que é correto.
Como é bom
andar no caminho certo!
Quando
optamos pelo erro o nosso Deus nos adverte.
Como Deus nos adverte?
Como Deus nos adverte?
Na leitura
da Bíblia. No livro de Isaias, o profeta de Deus está chamando o povo ao
arrependimento: “Porque assim o Senhor
me disse, tendo forte a mão sobre mim, e me advertiu que não andasse pelo
caminho deste povo,” (Isaías 8.11). Antes de adverti-los conforme lemos,
ele diz que o Senhor pôs a sua mão sobre ele e o avisou e a seus amigos que não
andassem no caminho proposto pelo povo, mas os conduzisse.
Vejam que
no passado os profetas falavam da parte de Deus e não dava certo muitas vezes.
O povo insistia em seguir pelo caminho errado, trocando a incerteza de uma fé
fraca, pelo castigo certo e consequências da desobediência. Cabe ao profeta e
seus seguidores não se permitir ser guiado pelo povo.
Hoje,
muitas pessoas estão desprezando o que a Bíblia ensina para fazer o que bem
acham que seja correto. Por isso muitos estão caminhando para a morte. O caminho
que o homem vai, segundo o seu próprio interesse, é um caminho de morte.
Qual é o
caminho para o ser humano? Ora, o único caminho que leva o homem direto ao Pai
é Jesus, não existe atalho, ou intermediário, é mesmo direto. Jesus nunca disse
que a sua mãe ou seus amigos ficariam entre nós e Deus, mas, afirmou “EU SOU O CAMINHO, A VERDADE, E A VIDA;
NINGUEM VEM AO PAI SENÃO POR MIM.” (João 14.6).
As
palavras de Isaías falam de correção, as de Cristo nos falam de salvação, mas,
ambas são a Palavra de Deus e nos exortam a encontrar o caminho certo.
Deus quer
nos ajudar a não pecar, por isso não há outra forma, senão o caminho que Ele
nos propõe. A Bíblia é a nossa regra de fé e de prática. Nossas normas e
tradições não podem contrariar o que está revelado por Deus na Bíblia. Por mais
antigas que sejam as nossas instituições e por mais bem intencionados que
sejamos é necessário seguir o caminho proposto por Deus na Bíblia.
Ao invés
de condenação e castigo receberemos as bênçãos. Os que já entraram pelo Caminho
que é Jesus, estão livres da condenação eterna mas, estes ainda podem ser
muitas vezes, castigados temporariamente por desobedecerem a Deus, para serem
conduzidos ao caminho certo como foi com o povo de Deus no tempo do profeta
Isaías.
Para isso
leia e estude mais a Bíblia, viva em comunhão com os irmãos na fé, em sujeição
uns aos outros, suportando-vos uns aos outros em amor, ouçam Deus, e, dia-a-dia
os seus caminhos vão aclarando. Assim firmamos os nossos passos.
Ore assim:
Senhor! Quero me sentir melhor, mais feliz e em paz, orientado pela Bíblia
Sagrada. Não permita que eu me desvie fazendo o meu próprio caminho, orientado
pelos meus próprios interesses, caprichos e enganos; que eu ouça submisso a tua
Palavra. Esta é minha oração. Em nome de Jesus.
Rev.
Anatote Lopes
domingo, 5 de agosto de 2012
Um só Deus
“Quando fores orar, entre no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, te recompensará” (Mt 6.6). A idolatria é um grande comércio que existe desde que existe a religião para exploração e escravidão do homem, como um fenômeno humano, mas o verdadeiro Deus se fez podre, morreu na cruz e ressurgiu dos mortos e está vivo. Então porque tem sido substituido por idolos mortos e vivos? De pedra, madeira e de carne! Mas um só é o Deus verdadeiro e Jesus é aquele de quem está escrito em 1° Timóteo 2.5 “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (I Tm 2.5).
terça-feira, 31 de julho de 2012
Blog da Igreja Presbiteriana de Dracena: O ENCONTRO DE CASAIS DA IGREJA PRESBITERIANA SUPER...
Blog da Igreja Presbiteriana de Dracena: O ENCONTRO DE CASAIS DA IGREJA PRESBITERIANA SUPER...: No último domingo a Igreja Presbiteriana de Dracena realizou o 1° Encontro de Casais. Outros encontros de casais de forma diferente já ...
quinta-feira, 26 de julho de 2012
Pastoral
O DEVER DO HOMEM
É lamentável que o crente professo, isto é,
um presbiteriano batizado que no dia da sua pública profissão de fé prometeu
ser fiel a Confissão de Fé da sua igreja, não viva em obediência aos princípios
claramente bíblicos nela apresentados em todas as suas ocupações diárias; é bom
sempre lembrar o que cremos, mas muito mal pode resultar de crer e não viver diariamente
o que se crê.
Uma existência desse tipo é a expressão de um
nível baixo de vida espiritual, frieza, formalismo sem nenhum poder espiritual
em sua vida.
A primeira lição do catecismo é o que deve
nortear a nossa preocupação primária. É estar a serviço do Deus Soberano. Nosso
ensino doutrinário não começa com a salvação do homem, nem com as promessas de
Deus para nós, mas começa com o ensino de como devemos nos relacionar com Deus;
é nosso dever: Glorificar a Deus; é o nosso destino: Gozá-lo para sempre.
Mas, o lamentável, é que não praticamos
muitas vezes esta fé que da Bíblia recebemos, pertencente e entranhada na nossa
própria identidade e história, no nosso modo de vida.
Muitos culpam o tempo em que vivemos as
tentações e a velocidade da vida numa sociedade tecnológica e competitiva que,
nos distraem das coisas espirituais. Mas não se trata de uma opção. A primeira
coisa que aprendemos é que nós temos o dever de glorificar a Deus.
Glorificar a Deus e gozá-lo para sempre é
nosso propósito? É como aprendemos: nosso “fim principal”?
Nós só glorificamos a Deus quando não
buscamos a nossa própria glória, o que é entendido por muitas pessoas como não
gostar de elogios. Não é isso. É viver para
Deus em primeiro lugar, crendo nele, confessando-o diante dos homens,
louvando-o, defendendo Sua verdade, mostrando os frutos do Espírito Santo em
nossa vida.
Para isso nós temos a Bíblia como norma para
a nossa fé e prática, ela nos ordena uma vida de serviço, pois glorificamos a
Deus quando usamos nossas capacidades para servir de coração e não por
obrigação.
É preciso primeiro glorificá-lO para depois
gozá-lO; muitos desejam usufruir da graça de Deus, de sua companhia e bênçãos
sem glorificá-lO como Deus Soberano e Senhor de suas vidas; é como se dissessem
que Deus existe para o homem em lugar dos homens existirem para Deus, como se
gozar a Deus fosse mais importante que glorificá-lO; por este sentimento medíocre
de autossatisfação os homens desenvolvem uma religião meramente emocionalista e
utilitarista.
O emocionalismo não é um verdadeiro
relacionamento com Deus, não produz a verdadeira alegria da presença de Deus,
como diz as Escrituras: “Na tua presença há plenitude de alegria” (Sl 16.11) e
não que a alegria vai trazer a sua presença.
Temos percebido que as pessoas querem aderir
alguma religião que traga satisfação e alegria e não exige nada delas; nenhuma
renuncia ou negação do eu, nenhum esforço para remição do tempo, abrir mão de
qualquer luxo, gratificação pessoal, e, não querem sequer, afastar-se do
pecado, praticar boa conversação, exercitar a paciência, a humildade e o perdão.
Nossa primeira lição é viver para a glória de
Deus e a cada dia a característica do fruto do Espírito de Gálatas 5 se
manifestarão.
O relacionamento certo para com Deus é olhar
para Ele, para Cristo, Jesus, nosso Senhor, para o Seu exemplo, para
encontrarmos nossa capacidade de glorificá-lO e gozá-lO, isto é, sentir Sua
presença e alegria abundantemente e eternamente.
Rev. Anatote Lopes
(Leia também Estudos no Breve Catecismo de Westminster de Leonard
T. Van Horn traduzido por Hope Gordon Silva da Editora Os Puritanos.)
terça-feira, 24 de julho de 2012
Cinco Solas: Os arminianos desvalorizam a regeneração
Cinco Solas: Os arminianos desvalorizam a regeneração: A doutrina da eleição é um fato bíblico para arminianos e calvinistas . Eles podemo divergir se essa eleição é condicional ou incondicion...
Assinar:
Postagens (Atom)

