Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de junho de 2013

A “DOENÇA DO HOMEM”

Meu amigo Américo leu esta reportagem (abaixo*) a partir do link publicado por Adson Montalvão; o qual estaria dizendo que pombos correios, transmitem doenças, como se os pombos fossem os vilões.

Nos comentários da reportagem citada surgem propostas de exterminar estas aves, classificadas por algumas pessoas como “ratos que voam”. 

Isso exige algum esclarecimento e desmitificação.

Na história mundial da humanidade alguns grupos étnicos passaram pelo mesmo tipo de injustiça. Seres humanos capturados e vendidos foram levados de sua terra natal, depois de escravizados durante séculos, antes de serem libertos, ainda receberam a peja de vilões e de lixo social.

Embora este não seja o assunto deste artigo, a injustiça intrínseca da humanidade deve ser considerada.



Em princípio se descartará a possibilidade de serem as aves, criadas em viveiros amadores ou profissionais, as responsáveis pela contaminação; já que estes criadouros recebem higienização, desinfecção, alimentação adequada, vitaminas, medicação/imunização (vacinação para evitar doenças), e, tudo isso, orientado por veterinários e criadores das federações e associações. 

É dever das secretarias de saúde e da fiscalização sanitária exigir instalações adequadas, tratamentos e demais cuidados.

A doença apelidada de “doença do pombo”, não se trata de uma doença do pombo, mas de doenças transmitidas pelas fezes dos pombos; não somente pelas fezes de pombos, bem como de outras aves e pássaros como os pardais e outras que aninham na cidade.

As fezes de todos seres vivos podem transmitir inúmeras doenças; se as fezes dos pombos têm 40 tipos de doenças catalogadas, imagine que as fezes dos seres humanos têm milhares e ninguém diria que essa espécie deve ser exterminada para prevenção da “doença do homem”.

Aves criadas em cativeiro, inclusive as columbiformes, isto é, os pombos: correios, romanos, rabos de leque, papos de vento, capuchinhos, e centenas de variações desta ave, são utilizadas para fins ornamentais, hobby de criadores, exposições e competições desportivas; especialmente o pombo correio.

Desde os tempos de Noé os pombos já eram utilizados. Registra-se que no Antigo Egito era comum o emprego do pombo para a comunicação, e, muito mais, foi utilizado durante a idade média, tornando-se amplamente empregado até a segunda guerra mundial.

Agora o aliado sofre o desemprego e a ameaça de extermínio sofrida por diversas classes de trabalhadores por causa da tecnologia.

O que resolve ou resolveu o problema das pestes provocadas pelas fezes dos seres humanos senão o saneamento básico?

Então há uma solução para o problema que não seja o extermínio das aves! Os pombos, assim como as galinhas, patos, pardais e beija-flores, igualmente, pela inalação de suas fezes misturada à poeira podem transmitir diversas doenças.

O vilão é o pombo?

Domesticado e posteriormente abandonado pelo ser humano, agora, refugia-se no alto dos prédios, nos forros das casas e nas propriedades rurais.

Percebemos que este animal não é o responsável pelo transtorno. Então quem será?

O que dizer dos javalis e dos búfalos? Se você já passou pelo constrangimento de receber uma titica de pombo na gola da camisa ou na cabeça, imagina se eles voassem?

Pois bem, com uma história parecida, toda esta fauna alienígena (isto é, não pertencente à fauna nativa, a qual em algum momento foi introduzida pelo homem no continente): tartarugas, pombos, javalis, búfalos, etc.,) em algumas regiões do Brasil virou praga e promove um grande estrago nas propriedades rurais.

Não passam de animais domésticos que foram soltos ou abandonados e estão lutando pela sobrevivência no campo e na cidade.

O governo poderia fazer uma campanha de controle populacional das aves, envolvendo a comunidade que pode retirar os ninhos após a postura, assim interrompendo o ciclo da reprodução.

Uma alternativa se mostrou eficiente contra morcegos, pombos e pardais: um gel repelente aplicado onde as aves pousam; um produto disponível no mercado.

É imprescindível fazer a limpeza dos forros das casas e seu isolamento adequado para impedir o acesso destes animais; pois também são geralmente infectados por ratos e morcegos. As pessoas nem sempre se dão conta de que vivem com uma grande imundice dentro e sobre suas cabeças.

O grande problema é que alguns seres humanos além de abandonarem a higiene de suas próprias casas, muitas vezes, não alimentam adequadamente os animais domésticos, nem vacinam; a exemplo do que fazem aos frangos por razões econômicas e nutricionais.

As pessoas soltam sua mascotes diversas, como répteis roedores e mamíferos importados nos parques, depois, ninguém faz o controle populacional destas espécies, provocando o impacto ou desequilíbrio ambiental.

No interior, a monocultura, principalmente da cana, elimina grande parte das florestas fazendo com que os animais migrem para as cidades, tanto aves como mamíferos e répteis outrora selvagens no seu habitat, agora na cidade se tornaram vetores de diversas doenças.

Não culpem os animais, pois os seres humanos é que são racionais; logo, esta espécie animal pensante é responsável! Nós é que somos racionais... Essa não é uma grande diferença? Pois bem, o ser humano que deve ser responsabilizado.

Anatote Lopes, 2013.





quinta-feira, 27 de junho de 2013

A AMIZADE E O DEBATE

Seja um bom debatedor, pelo qual, pode-se ajudar a quem está no erro ou na dúvida. Quando somos desafiados a dar respostas às perguntas inteligentes e capciosas dos oponentes no debate, somos os primeiros a aprender e a crescer, e, ainda, pode-se mudar de opinião e encontrar um novo caminho.

Não se esqueça de dizer que pode ser um bom amigo, sem concordar com as ideias dos outros, obviamente que vai depender também do nível de respeito que dedicará à outra pessoa, e, ela ser também respeitosa. Quando o debate estiver estragando a amizade por causa do desrespeito, desista do debate.

Isso significa, por exemplo, que, esquerdistas podem ser amigos de direitistas, conservadores de liberais, católicos de crentes, arminianos de calvinistas, etc. Ou seja, debater, não é perder a amizade das pessoas que se orientam por umas crenças, filosofias, éticas e moralidades que você combata resguardado o limite destas orientações, pode ser que, sejamos grandes amigos dos nossos oponentes no debate.


Anatote Lopes, IPB, 2013

sexta-feira, 21 de junho de 2013

O QUE É PIOR DO QUE O INFERNO: O SENHOR VEIO NOS LIVRAR DO PECADO

Mas, afinal de quê o senhor Jesus veio salvar o seu povo? Foi do pecado que o Senhor veio nos salvar. É necessário que se tenha a consciência de que o pecado afeta a toda humanidade e de que o pecado é um inimigo terrível que só pode ser vencido por um salvador divino. O inferno é tão somente a condenação pelo pecado. Mas, estando cientes de que pelo pecado a humanidade está totalmente depravada, perdida e precisa de salvação, precisamos crer que Jesus Cristo é o único e suficiente salvador.

A resposta está em Mateus 1.21, "porque ele salvará o seu povo dos pecados deles", logo, antes de temermos o fogo do inferno, o qual não nos alcança nestes dias, devemos saber que Jesus veio nos salvar dos nossos pecados. Todos os pecadores precisam ser libertos do pecado, o qual é o nosso mais terrível inimigo. Não é bom termos nenhuma familiaridade com o pecado, mas sozinho seria impossível vencer esta luta. Aquele que nos livra da condenação do pecado é poderoso para nos libertar do pecado, se Jesus pode garantir a nossa salvação no futuro, também pode nos transformar no presente.

Muitos falam que a salvação é pela graça e não por nossos merecimentos, ou, por obras. Não merecemos a salvação com também não somos capazes de salvarmos a nós mesmos do pecado, precisamos de socorro, realmente é pela graça, mas Jesus é quem nos salva pela graça, e quem, também, não muda o status do pecado, mas transforma o pecador perdoado e purificado no seu sangue, pois o pecado continua sendo terrível, destruidor e nojento, senão fosse assim, o filho de Deus não viria para nos salvar dos nossos pecados. Não seria preciso. Agora nos tornamos pecadores perdoados e santificados, pois o Senhor nos salvou dos nossos pecados.

Não importa quantos e quais sejam os seus pecados, Ele nos elegeu antes da fundação do mundo para sermos salvos, nos ama quando nós ainda somos pecadores, começou a pregar arrependimento, perdão e abriu-nos a porta do Seu reino a nós. A obra de Cristo é confirmada hoje em sua vida se você crer nesta boa notícia, sentir-se chamado à salvação, mas a Sua obra começada antes da fundação do mundo foi consumada na Cruz, onde ele morreu para remir o pecador da sentença de condenação pelo Seu pecado. 

Assim pelo sangue de Jesus Cristo somos purificados, pelo seu amor reconciliados e pelo seu Espírito Santo somos capacitados a guardar à fé e a esperança nos nossos corações, somos santificados até a Sua volta, pois ele morreu por nós, mas ressuscitou, e, persevera conosco vivo e atuante pelo seu Espírito que em nós habita. Pois disse Jesus, “eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mt 28.20). (Anatote Lopes, IPB, 2013).

quarta-feira, 19 de junho de 2013

POR UMA REFORMA PROFUNDA DO ESTADO E DA SOCIEDADE

Porque não ouvimos esta sinceridade antes? E, porque não, mesmo do Governo que, prometeu "cortar na própria carne" mas, protegeu os mensaleiros condenados que deviam estar presos? Agora, querem, sentar-se na cadeira para julgar o próprio processo, não sem antes aprovar a PEC 37, a PEC da impunidade e imunidade aos corruptos. Para isso devia existir uma "Comissão da Verdade"! Uma reparação, afinal, o povo foi ultrajado. Temos que aguentar ainda, chegarem os esquerdistas da situação tentando justificar a corrupção pelos erros do passado! O PSDB é esquerda igual ao PT, da mesma natureza, sem rumo e sem noção depois da falência das utopias sociais que, caíram com o muro de Berlim. Afinal são filhos da mesma mãe (de péssima reputação).

Esse discurso honesto é surpreendente! Nunca se ouviu no Planalto Central discurso assim! Mesmo deles, dos petistas esquerdistas e dos partidos anões da ‘esquerda das minorias’ especialistas em demagogia que, apoiam o governo e fornecem a eles os militantes mais radicais. Porque agora de São Paulo? Dá pseudo oposição? Mas, contra o PT vale a pena... Tendo-se eles afirmado serem os depositários da honestidade e da ética na política, endemonizado o famigerado PSDB, deviam eles dizer a verdade ao povo! O PSDB é a esquerda parceira do PT, mas que estes seguiram caminhos diferentes para se perpetuarem no poder. O PT traiu o PSDB, roubando-lhe o plano de governo e o discurso, impingindo-lhe a alcunha de direita, mas, decepcionaram-nos muito mais, resultando nessa quantidade de protestos, como nós, “que somos jovens” nunca vimos antes!

Que tal estes partidos majoritários da esquerda brasileira, começarem a tomar vergonha na cara e começarem a fazer uma verdadeira reforma estrutural do Governo. Para começar, fechando 30 ministérios e milhares de empregos em mais de 500 gabinetes que não produzem nada, tantos outros centenas ou milhares nos estados e municípios que, servem de cabide de emprego para os “companheiros” e não para quem precisa de emprego e quer trabalhar. Que tal colocar em prática a ética perdida do discurso. Um bom começo para os petistas: entregando-se a polícia e aguardando o exame de seus recursos. Mas... Que tal a Policia Federal quebrar as próprias algemas que o Executivo lhes impôs e cumprir os mandatos de prisão contra os criminosos do topo do governo? As polícias e os militares começarem a trabalhar contra os corruptos dentro das corporações e do Estado para servirem de exemplo e para iniciarmos uma reforma política e antes de tudo ética neste país! Os amigos que sentirem o desejo de aliviar a angústia do cárcere do Dirceu e outros criminosos que, levem a ele um bolo, mas de seja de fubá e não de propina e de impunidade. Que tal começarem a acatar o Direito Constitucional e a respeitarem ao povo, e, antes de tudo, a Deus, neste país. (Anatote Lopes, IPB, 2013).

segunda-feira, 10 de junho de 2013

TODO PECADO É UMA MENTIRA

A obediência a Deus é melhor do que a felicidade, porque a obediência a Deus é fonte de vida e a verdadeira e infinita felicidade só pode resultar da obediência a Deus. A obediência a Deus é movida pela fé verdadeira, a qual é recebida pela graça de Deus, e este mover acontece no poder do Espírito Santo. 

Pecado é desobedecer a Deus e surgiu da mentira do diabo. Inveja e ciúmes são pecados tão comuns, mas não menos odiosos que toda sorte de impureza e prostituição. Não tenha inveja de ninguém e nem ciúmes, porque isso não é de Deus, é da corrupção do homem e do diabo; não tenha desejo pelo que seja dos outros e não considere que seja seu nada do que possua.

A mentira na sua boca é pior do que a fome, porque é totalmente do diabo que a tudo seca e mata. Não minta para viver, não viva mentindo, diga sempre a verdade mesmo que decepcione todo mundo, mesmo que venham te odiar. 

Contenta-te com o amor de Deus, do único Salvador, o qual Deus nos deu, seu Filho Jesus Cristo, para ser o único mediador, o qual foi morto, crucificado, ressuscitado e está vivo para nos salvar do pecado e da condenação. Creia e fale destas verdades, mesmo que venham te odiar, perseguir e matar. 

Mentir para viver é pior do que morrer pela verdade. Os homens mentirosos trocam a verdade pela mentira que lhe convém, negando o pecado e a Verdade de Deus, e, recusando-se a obedecer a Deus em troca da felicidade falsa dos prazeres do corpo, dos bens materiais e da popularidade, mas o fim deles é a morte. 

Na verdade a felicidade do mundo é de mentira. A incredulidade é uma mentira para justificar o pecado. A negação do pecado e de Deus é o maior pretexto para a corrupção e para a imoralidade. A mentira é pecado e todo pecado é uma espécie de mentira. Só a Verdade é integra. 

Deus reprova todo tipo de pecado, tanto a incredulidade quanto a idolatria, e, toda mentira para garantir no mundo algum tipo de vantagem. Assim Jesus Cristo nos chama ao arrependimento, nos abre a porta do Seu Reino e nos dá a graça da salvação, apresentando-se como o Caminho, a Verdade e a Vida. (Anatote Lopes, IPB, 2013).

terça-feira, 4 de junho de 2013

STATUS QUO: PROFISSIONAIS DO SEXO
























 2 de junho Dia internacional das Prostitutas. Campanha do Governo: Eu sou feliz sendo prostituta. 


O governo recuou. Cancelou a campanha acima. Todo mundo sabe que a prostituição é um pecado e nunca será algo honroso, digno e aprovado pela moralidade e pela Bíblia. Não é possível que as prostitutas estejam acreditando na mentira deste governo hipócrita, pois com a legalização e a regulamentação da profissão de prostitutas elas continuarão correndo os mesmos riscos e ainda serão mais discriminadas com o status quo de profissionais do sexo. 

Uma prostituta pode se passar por uma prestigiada dama, conseguindo um cliente discreto e de boa imagem que a apresente como tal, mas, oferecendo seus serviços de forma legalizada e regulamentada, ainda não vai passar de mais uma prostituta correndo os mesmos riscos e sendo discriminada.

Suponhamos que um homem casado tem uma esposa, a qual dentro dos padrões de beleza é uma modelo, ou, mesmo se ela é uma senhora educada e uma mulher de respeito, de qualquer jeito, trata-se de um homem respeitável ao lado de uma mulher respeitável. Mas, se estiver acompanhado de uma prostituta, ela não vai passar de uma prostituta e ninguém poderá saber, e, ele é um prostituto, e, ambos precisam da ilegalidade e da clandestinidade para o autoengano e engano da sociedade e a legalização e regulamentação não mudará esta condição.

Pode parecer esdrúxula a comparação, mas, compare essa situação: um cidadão passeando numa moto de grande cilindrada, dizendo-se um motociclista, enquanto um entregador montado em um motorzinho de baixa cilindrada é um motoqueiro, de repente o que mudou foi à inclusão da modalidade “aluguel”, isso quer dizer que mesmo não tendo uma grande moto que locuplete o aficionado por motocicleta, ele pode contratar e pilotar uma moto de aluguel e pode até ser uma grande moto alugada que ele alimentará a fantasia de que a possui, mas, se a placa for vermelha ou com outra indicação de moto alugada, e, se tiver que sair com um condutor de colete grafado “moto táxi, o aficionado por moto poderá usufruir da moto alugada, mas não terá uma moto porque não enganará a si mesmo e todo mundo saberá.

O problema é muito mais grave, com consequências mais graves também. Ninguém vai se prostituir porque a prostituição está legalizada como se fosse algo apropriado, porque prostituir não é como andar de moto que, torna-se um transporte alternativo, um hobby ou uma atribuição de status quo. A prostituição é algo assim, tão antigo, e, nunca foi diferente: ninguém quer carimbar o ticket, passar o cartão e deixar um rastro, e, se alguém for visto com uma prostituta e tiver que se apresentar, não dirá que está contratando os serviços dela, mas, vai dissimular, dizer que ela é uma irmã, prima, namorada ou esposa.

A prostituição nasceu nas trevas e precisa dela. Mas, uma prostituta no final da carreira poderá interessar-se pela aposentadoria... Então, este governo nefasto, leva adiante esta ideia, como outras ideias, que surgem do vazio ideológico da esquerda marxista pós falência das utopias sociais do século XVIII. A jogada política é transformar o todo em pequenos pedaços, em grupos de minorias, parcelar em fatias a sociedade para abocanhar aos pedacinhos uma grande fatia do eleitorado, já que os mais pobres já foram comprados e guardados na “bolsa”.


Mas, vai que o pobre saca da bolsa e não vota no candidato? E se as prostitutas não entrarem nessa roubada? A esperteza não encontra limites! Como seria mais difícil tirar as mulheres de tão horrenda condição! Empurradas a isso pela miséria e pela falta de opção. A legalização e a regulamentação da profissão de prostituta, certamente oculta males maiores que saltam aos nossos olhos. 

Em vez de tirar tantas mulheres da degradação... Algo terrível já se instalou! O que hoje é imoral, ilegal e contravenção, amanhã pode estar legalizado e regulamentado. Pensem na liberação das drogas! Profissionais do Tráfico com plano de carreira, boqueiro, aviãozinho, gerente de boca e traficante! Em minha opinião, só vai ficar mais fácil para os corruptos fraudarem o INSS.

Anatote Lopes, IPB, 2013