Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

De repente o Senhor virá. DE REPENTE!






"Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem.

Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.

Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra.

Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.

Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa.

Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá." (Mateus 24.37-44).

SEJAMOS VIGILANTES!

"A vinda do filho do homem será do mesmo jeito como aconteceu no tempo de Noé, isto é: as pessoas estavam completamente desapercebidas; namorando, casando, comendo, bebendo e se divertindo, até que veio o dilúvio e pegou todos de surpresa." (v. 38).

Em todas as Escrituras encontramos advertências à vigilância.

ESTA É A ADVERTÊNCIA DE JESUS AOS PECADORES QUE VIVEM DESAPERCEBIDOS, DISTRAÍDOS COM OS PRÓPRIOS CUIDADOS, INTERESSES, PRAZERES E NECESSIDADES E, NÃO SE ARREPENDEM DE SEUS PECADOS E DESPREZAM A ARCA DA SALVAÇÃO.

Inicia-se o mês de dezembro e as pessoas pensam no natal como uma oportunidade de lucro e de divertimento, pois Jesus veio e isso é um motivo de grande alegria: de festa, comida e de presentes, mas, natal é tempo de anunciar que Jesus voltará.

Jesus encarnou-se, nasceu, morreu por nós. Ele foi tirado do madeiro e depositado numa tumba: uma sepultura cavada na rocha; Jesus Cristo ressuscitou e voltará conforme ele nos prometeu.

Se você diz que é Cristão, no entanto não pensa nisso todo dia, o tempo todo, não espera por sua vinda olhando as nuvens no céu, na expectativa de seu aparecimento com poder e grande glória. Eu preciso te dizer que você não é um verdadeiro Cristão se você não crer e esperar a volta de Jesus Cristo a qualquer momento.

Você é um mentiroso e nunca foi Cristão de forma alguma se não tem essa verdadeira esperança, se isso não enche o seu coração de alegria, você não pertence ao rol dos eleitos, dos salvos pela graça, dos verdadeiros crentes em Jesus, pois foi isso que ele prometeu, essa é a maior certeza que Ele nos dá.

Você está esperando a volta do Senhor?

Você pensa nisso todos os dias quando administra os seus negócios?

Você se lembra disso, quando vive os seus relacionamentos?

Você está ansioso pela volta de Jesus Cristo, quando vem para igreja e canta os louvores?

E entrega a sua oferta?

Fica assentado para ouvir a voz de Deus pela pregação?

Essa certeza de que o Senhor voltará é maior que a certeza da nossa própria morte, pois mesmo que morramos primeiro, morreremos na esperança deste dia: dia do romper das brancas nuvens, do azul celeste ou do véu negro que nos cobre à noite e do aparecimento de Jesus nos ares, com poder e muita glória.

Três surpresas numa única vez, a volta do Senhor será um dia de muitas surpresas. Não apenas estas três que apresento hoje nesta mensagem...

De repente o Senhor virá.

DE REPENTE!

1ª... De repente, a volta do Senhor será um dia trágico para os que não se arrependerem!

A ilustração que Jesus faz para comparar com o tempo da sua segunda vinda, chamada em grego de “parousia”, é a lembrança do episódio narrado no Gênesis, quando os contemporâneos de Noé, viviam mergulhados na corrupção e na violência, o que provocou a ira de Deus, que resolveu castigá-los com um terrível dilúvio (Gênesis 6.11-13).

Agora Jesus nos apresenta este povo dos tempos de Noé, não apenas como uma sociedade corrompida e imoral socialmente, mas ele inclui pessoas que se sentem menos pecadoras, que vivem o seu dia-a-dia sem esperar a volta do salvador, ocupadas em suas atividades naturais e em suas necessidades básicas.

O dia da volta do Senhor não será um novo dia de terrível dilúvio, mas será um dia de calamidade para àqueles que não crerem e não esperarem por ele ou não morrerem com essa esperança.

Como foi aquele dia terrível para os que não creram na mensagem de Noé, no castigo de Deus pela multiplicação da iniquidade naqueles dias. Não se arrependeram e não creram na profecia e ainda zombaram da arca da salvação. O dia da volta do Senhor será um dia terrível para muitos.

Somente Noé pregava o arrependimento, simbolizado na arca, único meio através do qual as pessoas poderiam se salvar do tremendo cataclismo. Mas o povo não quis ouvir Noé, e continuou corrupto, violento e despercebido e pereceu nas águas.

A terra não será mais destruída pelas águas, mas semelhantemente será pelo fogo. Quando isto acontecer diante dos nossos olhos, contemplaremos a volta do Senhor com poder e muita glória.

Antes que isso aconteça, antes que saibamos como será isso perfeitamente, este dia terrível para os perdidos, mas um dia glorioso do Senhor e de seu povo, precisamos nos arrepender dos nossos pecados e crer no evangelho.

2ª... De repente, a volta do Senhor será um dia trágico para os que não despertarem do sono!

Romanos 13: 8-14:

"8 A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.

9 Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

10 O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.

11 E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos.

12 Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.

13 Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes;

14 mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.".

Diz o ditado: "o despertado toca pra todo mundo, levanta quem quiser".

"Já é hora de despertar do sono. A escuridão da noite está passando e o dia já vem raiando, por isso deixemos de fazer o que é errado, nos escondendo na escuridão e façamos o que é certo, à luz do dia para que todos vejam." (Rm 13.11).

O apóstolo Paulo admoestando os cristãos da igreja de Roma, no propósito de ajudá-los a resolver algumas tensões, preocupado com a possibilidade do surgimento de divisões em razão de constantes atritos, recomendou a prática do amor fraterno e outras virtudes com a advertência de que este dia se aproxima.

Ele percebeu que muitos estavam ainda na prática de obras más, isto é: estavam em trevas. Outros estavam dormindo o sono da indiferença e por isso advertiu: “ [...] o dia já vem raiando; por isso deixem de fazer o que é errado. [...]”.

Estou certo que você, ao esperar a volta do Senhor, vai vigiar como trata os seus empregados, como faz jus ao seu salário, como cuida da sua esposa e de seus filhos, como se relaciona com os seus vizinhos, como tem lidado com a necessidade do pobre e de todos os necessitados, como tem guardado o seu coração e zelado do seu corpo com pureza, como tem cuidado de tudo quanto o Senhor tem confiado a você, pois cada um de nós teremos na volta do Senhor, um dia de acerto de contas.

O mundo hoje vive numa situação semelhante a daquela época. Alguns arriscam até que, agora está ainda pior.

A corrupção e a violência com seus requintes, ajudadas pela alta tecnologia, cada dia aperfeiçoam os métodos e meios de engano, de tortura e de morte.

A humanidade, no “século das luzes”, paradoxalmente, vive mergulhada nas mais densas trevas. A igreja, que atende pelo nome de povo de Deus, está secularizada, acomodada, dormindo; precisa despertar do sono, porque já é alta noite. O grande e terrível dia do Senhor já vem raiando.

3ª... De repente, a volta do Senhor será um dia trágico para os que desprezaram o ensino bíblico!

O monte da casa do Senhor já está estabelecido.

JESUS A NOSSA SALVAÇÃO, em Isaías 2:1-5 Ele é o monte, o lugar da adoração, pois estamos em Jesus Cristo e adoramos a Deus por meio dele, e a profecia se cumpre, para cada um de nós, quando nos tornamos discípulo, como está escrito: “Nos últimos dias acontecerá que o monte da casa do Senhor será estabelecido [...] e muitos desejarão subir ao templo do Senhor para aprender a andar nos seus caminhos e na sua luz.”.

O Senhor antes de ir, ordenou que se fizessem discípulos!

Atenção às palavras desta profecia:

"Palavra que, em visão, veio a Isaías, filho de Amoz, a respeito de Judá e Jerusalém.

Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do SENHOR será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão todos os povos.

Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do SENHOR, de Jerusalém.

Ele julgará entre os povos e corrigirá muitas nações; estas converterão as suas espadas em relhas de arados e suas lanças, em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.

Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do SENHOR." (Isaías 2.1-5).

Somos nós que devemos ir ao Senhor como discípulos, ele nos ensinará a Paz, ele converterá os nossos corações!

É preciso subirmos ao templo do Senhor, para que Ele nos ensine os seus caminhos e andemos nas suas veredas e na sua luz. (Isaías 2.3).

Apliquemos os nossos ouvidos à voz do nosso mestre, que nos diz: “Vigiai, pois não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” (Mateus 24.42).

Aproxima-se a volta do Senhor! Será um dia trágico o aparecimento deste glorioso totalmente desconhecido, pois você é dos que desprezaram o ensino bíblico. Não cresce espiritualmente porque não estuda a Bíblia, não está em comunhão com o povo de Deus em oração e súplica uns pelos outros, edificando uns aos outros na Palavra, à espera da volta do nosso Senhor.

Ele vem buscar a sua igreja desprezada e esquecida a semana toda, o mês todo, um ano quase todo...

Talvez você tem se apegado ao discurso da graça barata, ou dos anti-igrejas para não assumir qualquer compromisso de aprender os caminhos do Senhor, para não andar nas suas veredas, diz-se ser alcançado pela graça, mas a sua vida demonstra só desgraça. Demonstra não ter aprendido os caminhos do Senhor para andar nas suas veredas.

Não se engane, pois a graça que salva é a graça que transforma, pois somos santificados a vida toda e na morte para entrar no Reino! Como está escrito: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hebreus 12.14). O povo de Deus é santificado pela Palavra, como por nós ora o Senhor: "santifica-os na verdade, a tua Palavra é a Verdade". (João 17.17).

Fiquemos apercebidos, pois, Ele “voltará com glória para julgar os vivos e os mortos e o seu reino não terá fim”.

“Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém. Vem, Senhor Jesus! (Apocalipse 22.20).

CONCLUSÃO

De repente o Senhor virá.

DE REPENTE!

De repente, a volta do Senhor será um dia trágico para os que não se arrependerem!

De repente, a volta do Senhor será um dia trágico para os que não despertarem do sono!

De repente, a volta do Senhor será um dia trágico para os que desprezaram o ensino bíblico!

Independente de você estar preparado, de repente o Senhor virá, pois independente de você estar esperando o Senhor virá! A diferença é que será um dia de salvação para os que crerem e esperarem... Mas, será um dia de calamidade para você que não estiver esperando neste dia.

Você quer começar a vigiar, a volta do Senhor?...

Como?

Vigia a sua vida: as suas prioridades!

Guarda o teu coração: alimente-o com a Palavra de Deus e foge da imoralidade!

Espere nele, confie nele, em Jesus Cristo, não em si mesmo e em seus próprios merecimentos.

Enquanto espera por Ele...

É preciso atender a chamada do evangelho...

Primeiro é preciso saber para quê veio ao mundo o Filho de Deus, Jesus nosso Senhor, nascido da virgem de Belém: "Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles." (Mateus 1.21) e que Ele mesmo passou a pregar dizendo "arrependei-vos e crede no evangelho" (Marcos 1.15); assim prosseguiram os seus discípulos.

Arrependa-se da maldade do seu coração, da dureza do seu entendimento e da teimosia de seu discernimento, não é difícil entender o quanto é difícil acatar a autoridade da Palavra da Verdade! Mas, não se esqueça que, tudo começa com Ele...

Você precisa de Jesus para te libertar de seus pecados, da dificuldade de perdoar, para te libertar da sua amargura de alma, da mentira, da avareza, da inveja, do ciúme, da imoralidade, da impureza, da soberba, da ganância, do ódio e da contenda e de muitos outros pecados ocultos e outros que você não consegue esconder!

Talvez da sua auto-suficiência, auto-piedade ou auto-justificação. Quando você acredita que tudo vai bem e você tem o controle de tudo, quando você se acha merecedor por suas obras sociais ou religiosas ou por você se esforçar a muitos anos para entrar no Reino, por você já ter sofrido tanto nesta vida, você precisa receber a salvação de Jesus Cristo, negar-se a si mesmo. Dependa somente dele em sua vida, glorifica o Seu nome e renuncia os teus próprios merecimentos.

Arrependa-se da negligencia com o sagrado e da desesperança da promessa; recomece a viver pela fé e a servir ao seu Senhor e Salvador, pois se você o declara Senhor e Salvador, então seja servo Dele e confie Nele!

Você estava dormente, na negligencia com a sua vida espiritual, mas agora o despertador tocou, é hora de despertar!

Para vigiar e esperar a volta do Senhor é preciso se lembrar de que seu corpo foi ferido, lentamente e cruelmente castigado no caminho para o lugar do sacrifício do Cordeiro, sangrado pendurado numa cruz por pregos; é preciso pensar em sua morte e em seu túmulo vazio e lembrar que, Ele é quem anunciou a sua morte, ressurreição, e a sua volta, antes que nenhuma destas coisas acontecesse, e, quando subiu nas nuvens, novamente foi anunciada a sua volta por um anjo...

Cada um de nós precisa considerar estas verdades em seu próprio coração com fé e dependência total desta grande obra de Jesus Cristo: A NOSSA SALVAÇÃO.

Foi por amor a cada um de nós que Jesus Cristo a si mesmo se entregou à crucificação.

A chamada do evangelho é: Arrependa-se de seus pecados e receba o perdão e a purificação pelo sangue deste crucificado. Você pode dizer como um ladrão: “Senhor, lembra-te de mim quando vieres no teu reino” (Lucas 23.42).

Lembra-te de mim na tua volta.

Se você estiver esperando a sua segunda vinda, hoje mesmo as portas do paraíso se abrirão para você!

Você quer começar a vigiar e a esperar a volta do Senhor?...

Agora fechemos os nossos olhos e oremos ao Senhor...

Sermão pregado no Culto Dominical na Ipd Dracena 1°/12/2013