Total de visualizações de página

sábado, 13 de maio de 2023

DIA DAS MÃES

“Mulher virtuosa, quem a achará?
O seu valor muito excede o de finas joias.” Pv 31.10

Anatote Lopes


Quando lemos estas palavras, logo nos lembramos de nossas boas mães e de seu amor. Temos aprendido desde a nossa mocidade valorizar o que Deus valoriza. Não à enganosa aparência exterior, mas, às virtudes da mulher que teme ao Senhor (Pv 31.30). Esse conceito incompatível com a cultura mundana é o padrão de Deus para nós, o qual um dia se confirmará superior.


No ventre de nossas mães fomos formados e preservados pelo Senhor; pois, Dele somos; mas, fomos confiados ao cuidado materno. A despeito da queda, elas foram abençoadas com essa sublime missão: “Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso.” (1 Tm 2.15).


Os filhos abençoados com mães crentes, amorosas e santas devem seguir sua instrução (Pv 1.8); pois receberam uma promessa de longevidade; com um “se”: se... honrá-las; não abandonando esta instrução, guardando-a no coração (Êx 20.12; Dt 5.16; Pv 6.20-21).


Suas vozes foram instrumentos de Deus e estarão sempre conosco, falando através da Sagrada Escritura: “Quando caminhares, isso te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo.” (Pv.6.22). Pois esse é o propósito do mandamento do Senhor: iluminar nosso caminho (Sl 119.105).


O mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as repreensões da disciplina são o caminho da vida. Se andarmos nesse caminho, certamente, nossas mães se alegrarão. Mas, principalmente nos encontraremos no lugar onde Deus reúne as mães que cumpriram sua missão e permaneceram em fé, amor e santificação.


Deixo aqui a minha homenagem às mães, em forma de louvor a Deus por suas exortações aos filhos. Pois sei bem que, as mães crentes muito se alegrarão desse estilo de homenagem; a qual, reconhece seu papel, agradece e pede bênçãos sobre a vida delas e de seus filhos. Mas, que mãe não se alegrará que seu filho acerte com o Caminho do Senhor?





sábado, 6 de maio de 2023

QUEM SERÁ SALVO

“Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” Mt 24.13

Anatote Lopes



Essa não é uma pastoral para explicar como serão salvos os Eleitos; mas, para refletir quem é “esse”. De quem nosso Senhor Jesus Cristo disse, em Mateus 24.13: “esse será salvo”. Como evidencio se sou “esse” quem será salvo, se não perseverar na primeira provação?

Facilmente, fazemos algum tipo de arrazoado, a fim de justificar nossa negligência ou indolência; às vezes, não nos importamos de deixar tudo e não avançar um nível de espiritualidade ou de qualidade de vida. Porque não fazer nada é mais fácil, não carece conhecimento ou capacitação.

Pode ser mais fácil, mas, não é correto retroceder ou desistir, quando somos desafiados... É uma vergonha! Quando os crentes se esforçam e investem tão pouco no Reino de Deus, enquanto os maus se esforçam e investem tanto, a fim de enganar o maior número possível de pessoas.

Vivendo na carne, somos mais atraídos por descanso e festa do que por nossa missão. É inadmissível que, o verdadeiro discípulo desista diante das dificuldades! Será que não sabe que as trevas sempre vão se lhe opor? Que é seu dever resistir e perseverar até o fim, como todos que vão herdar a vida eterna?

Ainda na zona de conforto somos provados, não na frequência ao culto dominical, nos eventos ou festas, na folha de serviços ou nas nossas contribuições financeiras. Essas coisas foram ordenadas, mas, somos provados em nossa perseverança até o fim, na adversidade e na tribulação.

Não podemos viver assombrados e desanimados como aqueles que não tem esperança, mas perseverar até diante de ameaças. Somos provados na peste, na fome, na guerra e na perseguição. Logo, não podemos nos desincumbir de nossos deveres na igreja, porque isso seria uma ofensa contra Deus.

Quer dizer, se mesmo diante da violência e da morte devemos perseverar, quanto mais devemos sacrificar nossos desejos, necessidades e vontades para servir nosso Senhor; porque, Ele é quem prometeu: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” Mt 24.13.

sexta-feira, 21 de abril de 2023

COMO PRODUZIR EM TEMPO DE ESCASSEZ


“O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano.” Salmo 92.12



 
Anatote Lopes

Uma grande parte da população, talvez a maioria está insatisfeita com o governo; os pessimistas dizem que as coisas ainda vão piorar. Muita gente espera ajuda do governo, mas, a ajuda não vem. Não é por isso que, a gente deve acreditar que está tudo acabado. Seria melhor se o governo fizesse sua parte e não atrapalhasse, não se intrometesse, não aumentasse impostos, não criminalizasse quem produz: o extrativismo, a indústria, a agricultura e a agropecuária, e, não se intrometesse na vida privada do cidadão; na sua família e na sua religião.

Depois de abolida a escravidão pela Princesa Isabel, a elite aristocrática escravista deu um golpe de estado no Império do Brasil e fundou a República; inchou o Estado, aumentou impostos, cresceu a corrupção e a exploração dos libertos. Hoje, empresários, investidores e trabalhadores, na cidade e no campo, sustentam cerca de 12 milhões de funcionários públicos em função da arrecadação, da fiscalização e da gestão dos impostos, etc.; produzindo oneração, burocracia e embaraço ao setor produtivo, e, não conseguem garantir a segurança da população e segurança jurídica para quem produz. 

A solução continua sendo trabalhar independentemente de quem está no governo; e, orar pelo crescimento do país com disposição renovada, fé em Deus e esperança, por um futuro melhor de florescimento e crescimento! A confiança em Deus do justo é promissora e suscita esperança, pois Deus é fiel e poderoso para garantir. Os justos não dependem de condições confortáveis ou circunstâncias favoráveis; florescem em todos os lugares como palmeira no vale, na seca ou no deserto. Crescem como cedro nas montanhas, onde os dias são de calor escaldante e as noites de frio cortante.

O significado dessas duas árvores é grandioso; aplica-se à vida espiritual. O justo pode produzir em tempo de escassez; florescer como a palmeira e crescer como o cedro no Líbano. Essas duas árvores permanecem verdes sob todas as circunstâncias. O salmista afirma: Assim são os justos: “plantados na Casa do Senhor,” (Sl 92.13a). Não se espera que deixem de congregar, pois “florescerão nos átrios do nosso Deus” (Sl 92.13b). Como uma planta, se não for cortada receberá a seiva (os Sacramentos, o Dia do Senhor, a Pregação da Palavra, etc.;) que garante o seu verdor. As expectativas dos servos de Deus, mesmo em idade mais avançada é de não se cansarem ou aposentarem do culto e do serviço cristão; então, “na velhice darão ainda frutos” (Sl 92.14a). A bênção prometida aqui é que, “serão cheios de seiva e de verdor” (Sl 92.14b). Cheios da seiva da vida abundante de Cristo: “Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15.5).

sábado, 15 de abril de 2023

GRANDE E PROFUNDO DEMAIS PARA SER COMPREENDIDO

“Quão grandes, Senhor, são as tuas obras!
Os teus pensamentos, que profundos!” Salmos 92.5

Anatote Lopes

A humanidade enfrenta seus limites e supera grandes obstá-culos. Alcançou o topo de montanhas outrora inescaláveis e profundezas antes inalcan-çáveis. A despeito de ainda não conhecer toda face da terra como as densas florestas inexploradas e as profundezas insondáveis do oceano. A humanidade se dispôs, a investigar, ainda que de longe, a imensidão do universo. 

Quando o tempo de utilização do Telescópio Espacial Hubble, o mais potente já construído, era muito disputado, o Dr. Robert Willian usou seu tempo para fazer uma foto do nada. Surpreendentemente, a imagem ao lado foi por muito tempo considerada a foto mais importante da história da humanidade; a mais profunda captação de imagem do Universo. Com foco no imenso vazio escuro na direção da constelação Ursa Maior revelou mais de 3 mil galáxias. Após a modernização do Hubble em 2004 foi obtida outra imagem, ainda mais profunda, na direção da constelação Órion, a qual revelou mais de 10 mil galáxias, distantes 13 bilhões de anos luz da terra. Algumas menores, outras maiores do que a nossa.

Muita gente se põe a imaginar se existe alguém lá em cima também observando a gente de longe com tecnologia mais avançada, em um mundo com formas de vida mais evoluídas. O que podemos dizer sobre isso? “Quão grandes, Senhor, são as tuas obras!” As obras e os pensamentos de Deus estão além da nossa compreensão. Como diz a Escritura: “Os teus pensamentos, que profundos!” O belíssimo pôr do sol sobre os rios, planícies e montes; cada paisagem que nos encanta, não é diferente da imensidão celeste. Quando olhamos a lua cantada em canções e mencionada em poesias, nossa alma sabe muito bem que, tem mais do que estrelas lá no céu...

Alguém nos olha lá de cima e se importa conosco. Isso é motivo para gratidão, de dia e de noite. Porque tudo que há nas mais altas montanhas e profundezas da terra e do mar, e, na imensidão do espaço sideral são obras das mãos de Deus. “O inepto não compreende, e o estulto não percebe isto” (Sl 92.6)”. Fica intrigado que, em algum lugar em outro mundo na imensidão do Universo exista vida inteligente; mas, despreza a vida ao seu lado. Às vezes penso que falta vida inteligente aqui na Terra! Quando o ser humano nega que existe o Deus Altíssimo a olhar para nós cá em baixo. Quando tanta gente sem juízo se volta contra seus irmãos e contra o Senhor do Universo: Jesus Cristo, o Rei da Terra e dos céus... Se você não crer, não muda nada; porque, Deus continua sendo o mesmo. Tudo que há na terra e no céu pertence a Deus. Ele é o Senhor de todo Universo. E, se tiver mais algum além desse, que venham a descobrir ou que venha a existir, o Senhor nos dirá: “Vê, isto é, Meu”.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

O EVANGELHO COMPLETO

“Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente.” João 8.51


Anatote Lopes

A pregação do evangelho completo não é a exposição completa de um dos evangelhos bíblicos; o evangelho completo põe em evidência, tanto as promessas, quanto as ameaças do evangelho.

Os salvos, em resposta à palavra de Cristo, entregam-lhe seus corações, pronta e sinceramente, por obediência e fé, com sincero arrependimento de pecados e confiança na promessa de vida eterna.

Cristo faz uma promessa explicita e uma ameaça implícita: “Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente.” (Jo 8.51). O Senhor promete vida eterna a quem guardar sua palavra. Logo, reprova os hipócritas e anuncia a doutrina da salvação.

Cristo sabe quem são os perdidos e os salvos; informa-nos que o salvo é alguém que guarda a sua palavra. O evangelho alcança a todos, mas, não produz salvação em todos; porquê, alguns ouvintes estão espiritualmente mortos.

Somente os regenerados pelo Espírito Santo recebem vida espiritual e deles é removido o aguilhão da morte. Ouvindo-o, guardam a sua palavra. Isto é, creem: arrependem-se dos seus pecados e seguem a Cristo.

Quem diz "creio" e não se arrepende está espiritualmente morto e sua fé é morta. Cristo consola os salvos com essa promessa que, aqueles que de coração guardam a palavra viverão eternamente. Por essa promessa Cristo ameaça os hipócritas. O salvador reprova aqueles que conhecem e não guardam a palavra no coração.

O morto espiritual não pode crer nas promessas e ser atraído a Cristo, e não se abala com essa ameaça. Aquele que vive e crê não está morto e viverá eternamente; enquanto, o infiel ou incrédulo, ainda que esteja vivo está morto espiritualmente (1Pe 1.23; Rm 8.10).

A salvação é uma graça de Deus que vai muito além da percepção humana; os salvos recebem uma nova identidade em Cristo, não vivem sem esperança como os que se encontram mortos.

sábado, 27 de agosto de 2022

REJEITAR A CRISTO NÃO É CIENTÍFICO, É OBSCURANTISMO

Anatote Lopes da Silva




A razão humana rejeita a fé em Cristo: a fé no nascimento, vida, morte e ressurreição do FILHO DE DEUS; a qual, ofende um alegado senso de racionalidade.

A fé em Cristo desafia o estilo de vida livre do senso da nova moralidade, incomoda os poderosos e soberbos e se opõe às tradições e crenças primitivas.

A fé Cristã é racional. Sua rejeição não é por outras crenças oferecerem maior evidência. A rejeição depende das escolhas, as quais nem sempre são racionais.

"Ignorar a evidência para o cristianismo não é científico, é obscurantismo." (Lennox). 

O Cristianismo é o anúncio da encarnação de Deus em forma corpórea, nascido da virgem Maria de Nazaré.

Jesus Cristo é o único Senhor e mediador entre Deus e os homens; mas, foi rejeitado e condenado, a fim de morrer como o sacrifício único pelos pecados da humanidade.

A ressurreição e o dom do Espírito Santo nos abrem a porta de salvação pelo arrependimento: "arrependei-vos e crede no Evangelho". Marcos (1.15).

Toda religiosidade anterior é inútil, porque Ele dá o Espírito Santo e estabelece como devemos nos relacionar com Deus.

“Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado” (Atos 2:38).

A fé em Cristo implica mudar de lado, para o lado de CRISTO; pois, arrependimento é mudança. Começa com uma nova mentalidade aplicada em todas as áreas da vida (metanóia).

O batismo demonstra isso. O resultado natural de um arrependimento genuíno é andar na “doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (Atos 2:42). 

O cristão verdadeiro que assim crer será salvo, o que não crer, permanece na condenação; até o fim, quando Deus fará justiça por meio de Jesus Cristo, o mesmo SENHOR E SALVADOR que foi rejeitado. (Atos 17:31).

Cada um de nós pode, hoje, crer no evangelho, arrepender-se de seus pecados, invocar humildemente o nome de Jesus Cristo, receber o perdão e se tornar um cristão de verdade.

Cada um de nós pode ser contado dentre aqueles que aguardam a redenção total e final, quando o Filho de Deus voltar com os seus santos anjos, com poder e muita glória.

domingo, 6 de fevereiro de 2022

Ser pastor

Anatote Lopes


Pastor não é ser coach,
terapeuta ou consultor;
não é negócio ou realização.
Pastor é servir com abnegação,
obedecer e auto sacrificar.
Pastor é ofício de maior galardão,
o qual confere felicidade
no autor da vocação.
Pastor...
Não importa o quanto se esforce,
será medido pelo mais indolente.
Ser pastor é...
ter péssima reputação
de ser mau caráter
e ter a vocação ingrata
de instruir o povo
nos oráculos de Deus.
Ser pastor é...
dormir pouco,
trabalhar muito,
cultivar preocupação,
sofrer com dores alheias
e ocultar a própria aflição.
Ser pastor é...
morrer aos poucos,
queimando como a lenha
espargindo fumaça e luz,
cinza e calor;
depois se extinguir...
Ser pastor é prestar conta
das ovelhas do Senhor.
De não ter feito o suficiente,
orado, pregado e visitado;
ensinado tudo,
removido o véu da ignorância.
Ser pastor é guardar a esperança
no perdão que prega:
na graça de Jesus Cristo.

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

ECUMENISMO, UNIFICAÇÃO E RELIGIÃO UNIVERSAL


Anatote Lopes da Silva

Existem religiões surgidas nos últimos 40 anos com uma proposta de religião universal. Será possível mesclar todas as religiões e criar uma única religião universal? Um dia será possível unificar as religiões com teologia ou regras abrangentes, e, impor limites à influência dos tais “cristãos obscurantistas, negacionistas e fundamentalistas”?

O homem é por natureza religioso e político. Em busca da solução de problemas comuns a todos os seres humanos, vai além da barreira da divergência, pior ainda, tem de enfrentar o autoritarismo que visa a exclusão do diferente e/ou divergente, pelo expediente da rotulação de negacionistas, obscurantistas, fundamentalistas, etc.

Essas rotulações são lamentavelmente desonestas. A utilização desses termos é no mínimo irresponsável é desrespeitosa. Porque nega o verdadeiro significado dessas palavras; esvaziando-as do seu sentido real na histórica, e, aqueles que deles se utilizam promovem a ignorância, obscurecem os fundamentos do saber milenar das mais diversas religiões.

Será que existe algum projeto oculto no discurso intolerante? O socialismo não combina mesmo com liberdade; ameaça até a liberdade religiosa pelo controle estatal. Parece-me que, a sanha autoritária estatizante e reguladora pretende impor a unificação das religiões para que possam controlar. Mas, será que vão conseguir?

Isto já existe no regime socialista e de alguma forma em muitos países, embora não descaradamente como apresento, mas são esforços para controlar a religião. Alguns comentaristas de diversos grupos religiosos acreditam que já começou a preparação para o governo do anticristo e da besta do Apocalipse. Será que ele já está presente, quem será?

(Continua na semana que vem.)

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

A INEVITÁVEL DIVERSIDADE DO PENSAMENTO NA DISCUSSÃO SECULAR

Anatote Lopes da Silva


No momento, não escrevo para defender a minha fé ou meu próprio pensamento. Mas, na melhor das hipóteses, contribuir com a compreensão ou aceitação da realidade: A diversidade do pensamento religioso e ideológico na discussão secular, em torno de pontos de vista sobre temas importantes, como arte, cultura, ciência.

Não somos os únicos seres pensantes que chegam a conclusões inteligentes; nossas conclusões inteligentes apresentam pontos de vista diferentes e divergentes. Estes pontos de vista são político-ideológicos e/ou religiosos, os quais, só às vezes são convergentes, quase sempre são diferentes e divergentes.

As divergências religiosas e ideológicas sempre existiram, e, não raro, resultaram inimizades. A convivência vinha melhorando, até que as divergências e inimizades entre as pessoas novamente foram cooptadas e intensificadas por exploradores de grupos sectários e ideológicos que se formaram em torno de interesses econômicos e políticos.

Nenhuma religião ou ideologia é inimiga da arte, da cultura e da ciência. Acredito que seja possível melhorar o diálogo entre as diversas áreas do saber, sem descartar a contribuição de cada grupo religioso ou ideológico que produz e incentiva a arte, a cultura e a ciência, inspira leis justas e boas obras, etc.

Não é possível acabar com as diferenças e uniformizar o pensamento político e religioso; porque existem cosmovisões diferentes. Deixem que todos apresentem suas contribuições diferentes. Em pelo menos um ponto cada um desses sistemas pode convergir e cada pessoa ou grupo, em pelo menos um ponto pode contribuir.

Felizmente, as religiões não estão acabando, muito pelo contrário, estão aumentando em número. Alguns grupos estão perdendo adeptos e outros ganhando, as mais diversas religiosidades e religiões têm ressurgido, e novas religiões em geral têm crescido. Precisamos aprender, com urgência, conviver na inevitável diversidade.

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

SÓ NOS RESTA A DEMOCRACIA DIRETA

Anatote Lopes


Por que protestam a favor do Governo enquanto os preços do gás de cozinha, da água e da luz sobem tanto?
Por que o povo brasileiro foi às ruas em todo país protestar contra o STF? Contra a perseguição política e prisão de conservadores que criticam os seus membros e a própria instituição corrompidos?
Porque o STF foi além das suas atribuições contra o presidente eleito e apoiado pelo povo que o elegeu.
O STF rasgou a Constituição, porque foi cooptado para fazer oposição política ao lado da organização criminosa.
O STF ameaça a liberdade de expressão e procura calar um lado político; certamente o oposto ao que seus ministros escolheu.
Todo o STF está em suspeição, não pode julgar.
O STF, pelo outro lado, o lado dos criminosos, solta os condenados e arquiva processos contra chefes de organizações criminosas e políticos corruptos.
O STF afronta a democracia acusando manifestações populares pacíficas de anti-democráticas.
Decisões monocráticas de ministros do STF são tomada sem o devido processo legal, simplesmente, instalando uma ditadura do judiciário no país, perseguindo e fazendo presos políticos.
O povo foi às ruas contra o STF em apoio ao Governo, porque não troca sua liberdade por um prato de comida.
Se perdermos nossa liberdade hoje, amanhã não teremos nem a liberdade e nem o que comer (olhem para Venezuela).
É melhor morrer lutando pela liberdade hoje do que morrer de fome sob escravidão.
Hoje, o STF persegue conservadores e amanhã perseguirá qualquer um de nós, basta que não nos curvemos à tirania, ante seu poder, e ousemos questionar decisões e instituições corrompidas.
Agora, só temos a possibilidade da democracia direta, do grito do povo nas ruas; pois o Congresso Nacional tem uma maioria de políticos de rabo preso.
Se a força do povo não vencer a ditadura dos togados, não teremos mais democracia.
Se os poderes constituídos não ouvirem o povo, isto já não será uma democracia.
Se eles, os tais ministros e as organizações criminosas vencerem, todos perderão...

sábado, 12 de junho de 2021

PARA MELHOR E NÃO PARA PIOR

Anatote Lopes da Silva

“17 Nisto, porém, que vos prescrevo, não vos louvo, porquanto vos ajuntais não para melhor, e sim para pior. ”
I Coríntios 11.17


Paulo sobe o tom na epístola e diz que, quanto ao modo que participavam da Ceia do Senhor, ele não tinha elogios a fazer; porque não estavam se tornando pessoas melhores; isto é inadmissível (1Co 11.17). Paulo fala a verdade para eles, porque, se dissermos que amamos alguém, mas não falamos a verdade para essa pessoa, nosso amor é fingido.

Quando a palavra vem do bico doce, sempre com suaves lisonjas e nunca com graves exortações, o engano do pecado vai endurecendo os corações. O que somente palavras de exortação pode evitar: “exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado” (Hb 3.13).

A verdade deve ser dita em amor. Quem diz que ama e não fala a verdade não ama de verdade. Se alguém que amamos tomar o rumo errado, devemos ter compaixão por essa pessoa, e tentar tirá-la do caminho mau. Conhece alguém que está na dúvida quanto ao caminho que vai seguir? “E compadecei-vos de alguns que estão na dúvida; salvai-os, arrebatando-os do fogo” (Jd 22,23).

A realidade celebrada na comunhão da igreja é um resultado da exortação bíblica e em amor. Princípios bíblicos são aplicados a vida, de tal maneira que, vivemos na comunidade cristã um verdadeiro e genuíno amor cristão. “Mas seguindo a verdade em amor cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo” (Ef 4.15).

sábado, 23 de janeiro de 2021

SERVIR E CURAR: NOSSA RESPONSABILIDADE

Anatote Lopes


Servir e curar não é uma sugestão entre outras, mas é um mandamento do nosso Senhor. Nós temos esta obrigação. Não procuramos explorar as fraquezas e necessidades dos outros; satisfazer as carências das pessoas para poder pregar o Evangelho.

Nenhum mandamento é tão popular como o do amor. Mas, o amor verdadeiro não se expressa apenas com palavras; quem ama cuida; age a favor da vida e do crescimento da pessoa amada. O amor que busca seu próprio interesse é falso (1 Co 10.24 e 13.5). 

O segundo dos dois grandes mandamentos diz: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo. ” (Lc 10.27). Jesus ensinou com palavras e atitudes: “Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. ” (Jo 13.14). 

As pessoas ricas ou pobres podem ter carências; a igreja não pode ser dividida por classe; como igreja de rico e de pobre. Mas, naturalmente, existem carências físicas e materiais, emocionais e espirituais; na igreja os membros suprem uns aos outros. 

Temos o dever de fazer o bem a todos os seres humanos; pois Jesus esclareceu quem é o nosso próximo: não apenas os da nossa nação, família ou religião; mas, todos que precisarem do que estiver ao nosso alcance fazer, compelidos pelo amor de Deus. 

Nossa mensagem, muitas vezes, poderá ser rejeitada; nós de muitas maneiras poderemos ser perseguidos; mas, continuaremos, em obediência ao nosso Senhor, servindo e curando as pessoas. 

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

A MINHA ESPERANÇA ESTÁ NO SENHOR

 Anatote Lopes 


Eram magos, segundo as Escrituras, e, Reis Magos, segundo a tradição. Deus fez aparecer a eles um sinal no céu, a fim de seguirem para encontrar o lugar onde o Rei dos reis estava. Eles seguiram a Sua estrela até Belém. 

O Senhor nos adverte não seguir a qualquer estrela; não importa quem governe o mundo; Jesus Cristo reine em nossos corações. Nossa Esperança continua em nosso Rei e Senhor Jesus Cristo. 

Quando os três magos seguiram a estrela, encontraram na casa em Belém, Maria sua mãe, com José e o menino; Jesus. Mas, a quem eles adoraram? Adoraram unicamente a Jesus! Entregaram-lhe presentes e retornaram, cuidadosamente, para não perecerem nas mãos das autoridades do mundo. 

A igreja tem de lidar cuidadosamente com as autoridades do mundo, porque elas têm inveja e ciúmes do reino de Deus e do nosso Rei, Senhor e Salvador, Jesus Cristo. 

No entanto, os magos, não bajularam e nem provocaram, propositalmente, a Herodes. Não veneraram Maria, mãe de Jesus, nem lhe deram presentes; somente a Jesus adoraram e honraram com presentes. 

Conforme está descrito: “E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. Sendo por divina advertência prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra. ” (Mateus 2.10-12). 

Jesus é luz aos gentios: “Sim, diz ele: Pouco é o seres meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e tornares a trazer os remanescentes de Israel; também te dei como luz para os gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra. ” (Is 49.6).
    
Tudo se cumpriu segundo as Sagradas Escrituras.
      
E, também, Ele é a luz das nações apresentada pelo profeta em Isaías 60.3-4: “As nações se encaminham para a tua luz, e os reis, para o resplendor que te nasceu. Levanta em redor os olhos e vê; todos estes se ajuntam e vêm ter contigo; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são trazidas nos braços. ” Soli Deo Gloria!

domingo, 3 de janeiro de 2021

Feliz ano novo!

Anatote Lopes


Chegamos em 2.021 com ganhos e perdas. Deus continua conosco. É que passamos pela vida, mas, ela e tudo que, aparentemente somos ou temos, realmente não nos pertence. Ganhamos para perder, e, quando renunciamos o efêmero (passageiro e sem importância espiritual) é que ganhamos as coisas eternas. Mas, Deus continua conosco.

Deus supre o mundo do necessário para a humanidade viver e repartir. Deus protege e supre a toda humanidade. Quando falta, não se deve culpar Deus, porque a culpa é da própria humanidade degenerada pelo pecado.

Confiamos no perdão e na benção de Deus. No entanto, vivemos esquecidos de quem somos e o que devemos fazer; mas se meditássemos e aplicássemo-nos nessa missão renovadora e santificadora, nós mesmos, individualmente, corrigir-nos-íamos, e, juntos, construiríamos um mundo melhor, pautado na boa vontade de Deus, a qual deve ser conhecida e obedecida.

Você não pode mudar o mundo, mas pode não se conformar com ele. Você não pode transformar os outros, mas pode transformar a si mesmo pela renovação da sua mente. Você não pode impor Deus às pessoas que o rejeitam, mas pode experimentar a sua vontade boa, agradável e perfeita. (Rm 12.1).

Não importa o quanto você diga que acredita em Deus e que ele seja tudo para você. Você tem certeza da presença de Deus em sua vida ou é como àqueles que ignoram a Sua presença?

O salmista diz: “a grandeza de Deus é vista no mundo inteiro”. (Salmo 8.1). Mas, a cegueira do pecado impede milhões de pessoas de contemplar a glória e a majestade do grande Rei pela desobediência dos que nele creem, e, consequentemente, Deus é ignorado ou negado. (II Co 5.11-17).

Deus é bom e justo, certamente, Ele não deixará impunes os hipócritas com os incrédulos. É admirável que alguém acredite que o Deus eterno e imensurável, de sabedoria e poder infinitos e inimagináveis, criador e dono de tudo, tome conselho, ou, renda-se aos caprichos e vontades de um ser limitado e incapaz de se manter vivo, de conhecer a si mesmo, e que tem por incerto cada dia de sua existência!

Para este ano que tal? Renunciar o fascínio pelo que você pensa ser, ter e conhecer e pelo que quer, para reconhecer a grandeza de Deus. Então, arrependa-se dos seus pecados, lembre-se da cruz de Cristo, por ela Deus nos dá perdão e salvação, e creia na ressurreição, pois nela temos esperança.